Ciclo

29 de abril a 9 de maio de 2014

CES-Coimbra e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

No âmbito das atividades relacionadas à Jornada Universitária em Apoio à Reforma Agrária mobilizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Brasil, que completa 30 anos de luta e, especialmente ao mês de abril - reconhecido internacionalmente como mês de luta pela terra, organizamos algumas atividades a fim de discutir a questão agrária tanto no Brasil como em Portugal. Estas atividades inserem-se também no âmbito do ano internacional da agricultura familiar (garantido na Assembleia Geral das Nações Unidas) e dos 40 anos da Revolução dos Cravos (que teve inicio no dia 25 de abril de 1974). A proposta tem como  objetivos 1) promover a discussão e a recuperação da história da luta pela terra no Brasil feita em Portugal; 2) proporcionar a troca  de conhecimentos sobre a história da questão agrária entre  Portugal e Brasil; e 3)possibilitar o intercâmbio de ideias e proposta contra-hegemônicass de desenvolvimento acerca da democratização do acesso à terra, da  soberania alimentar, da educação e do reconhecimento dos movimentos sociais como fontes de saber dos dois lados do Atlântico.

Destaca-se que neste mesmo abril de 2014, especificamente no dia 25 de abril, comemoram-se os 40 anos da Revolução dos Cravos, que colocou fim a cerca de quatro décadas de ditadura do regime salazarista em Portugal. A nossa proposta integrará as atividades comemorativas do 25 de Abril (do Centro de Estudos Sociais – CES) da Universidade de Coimbra. Fica evidente a relevância desta aproximação num período tão importante para as celebrações da conquista democrática portuguesa e para a luta pela democratização da terra no Brasil. É sabido que as realidades, as experiências e as lutas são diferentes em ambos os países. Todavia, em tempos em que discutimos a necessidade de uma globalização contra-hegemônica e os diálogos Sul-Sul torna-se oportuno construir esta oportunidade de diálogo entre as diferentes experiências nos dois países.

Ciclo no âmbito do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL/CES) do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) e do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)