Seminário avançado ALICE

Religião e Epistemologias do Sul

Juan José Tamayo (Diretor da Cátedra de Teologia e Ciência das Religiões Ignacio Ellacuría da Universidade Carlos III)

17 de junho de 2015, 17h30

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Juan José Tamayo  analisa os processos de supressão do pluriverso religioso e da sua transformação em universos religiosos alimentadores de verdades únicas e de pensamentos únicos. Enfatiza a importância especial do catolicismo romano e do cristianismo colonizador para este processo. E sublinha o carácter decisivo do resgate das culturas silenciadas no combate por alternativas de emancipação partilhadas.

Nota biográfica

Juan José Tamayo - Licenciou-se em Teologia pela Universidade Pontificia Comillas em 1971. É Doutorado em Teologia pela Universidade de Salamanca (1976). Tem diploma em Ciências Sociais pelo Instituto León XIII (1972). Licenciado (1983) e doutorado (1990) em Filosofia e Letras pela Universidade Autónoma de Madrid. Lecionou em várias instituições na Espanha e América. É professor titular na Universidade Carlos III de Madrid e, atualmente dirige a Cátedra de Teologia e Ciência das Religiões Ignacio Ellacuría da Universidade Carlos III. Cofundador e atual secretário-geral da Associação Progressiva de Teólogos João XXIII.

Atividade no âmbito do projeto 'ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo' e Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS). Esta iniciativa integra-se na Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais