Debate

Religiões e Direitos das Mulheres

Faranaz Keshavjee

Maria do Céu Cunha Rêgo

Maria Paula Meneses

Pilar del Río

21 de setembro de 2016, 18h00

Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Enquadramento

As relações entre as religiões e as mulheres têm sido marcadas por encontros, desencontros e conflitos cuja análise continua a dar origem a debates acesos entre líderes religiosos, investigadores, pensadores e ativistas: pensemos, por exemplo, no debate em torno da chamada “ideologia de género”, a que os documentos do Vaticano se referem, nas polémicas acerca do(s) lugar(es) atribuídos às mulheres no Islão, na validade ou não da argumentação que baseia práticas ancestrais discutidas como contrárias aos direitos humanos das mulheres no papel cultural da religião ou ainda na discussão em torno do acesso das mulheres a lugares de liderança e de poder nas comunidades religiosas.

Por outro lado, as religiões também têm constituído lugares de emancipação para muitas mulheres que, radicando-se na convicção da existência de uma mensagem religiosa fundacional não-androcêntrica, encaram a sua experiência religiosa como uma forma de empowerment.

Será a religião boa ou má para as mulheres? Quais os principais debates em torno dos papéis da religião na submissão ou emancipação das mulheres? Quais os impactos públicos do posicionamento das religiões face às mulheres? Que papel têm tido os representantes de instituições religiosas nos fóruns internacionais em que são discutidos os direitos das mulheres? E que voz(es) têm as mulheres dentro das religiões e das comunidades religiosas? Terão as religiões futuro para as mulheres? Terão as religiões futuro sem as mulheres?

Este debate, inserido no ciclo «A violência com nome de religião», centrar-se-á na relação complexa e poliédrica entre direitos das mulheres e religiões, procurando trazer à discussão diversos olhares de mulheres que têm trabalhado o tema sob o ponto de vista político, antropológico, ensaístico e teológico.


Oradoras
Maria do Céu Cunha Rêgo, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (ISCSP)
Pilar del Río, Presidenta do Conselho de Administração da Fundação José Saramago
Faranaz Keshavjee, Especialista em Estudos Islâmicos e Humanidades pelo Institute of Ismaili Studies de Londres
Maria Paula Meneses, Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Moderação: Teresa Toldy (Co-coordenadora do Observatório POLICREDOS, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professora da Universidade Fernando Pessoa - Porto)

Organização: Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS) do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Apoio:


Ciclo de Debates Policredos/CES

A violência com nome de religião