Exposição de Fotografia

Marcos Cesário

21 de fevereiro a 2 de março de 2019

Corredor do Piso 2, CES | Alta

A mostra fotográfica “Diálogos do Riso” é uma exposição composta por onze fotografias, assinadas pelo fotógrafo e artista plástico, brasileiro, Marcos Cesário. As imagens foram capturadas no contexto do projeto homônimo: «Diálogos do Riso» que aconteceu no interior do sertão baiano (Brasil), tendo escolas públicas de diversas localidades, do município de Jaguarari-Bahia, como cenário. Em sua intervenção poética o projeto surpreendeu professores, crianças e a comunidade, com a imprevisível presença dos palhaços e do riso. É com Diálogos do Riso que Maisa Antunes, pedagoga e participante deste projeto artístico, entra para o doutorado com a pesquisa: “Diálogos do Riso – Um campo aberto para repensar a arte e a educação”, a ser desenvolvida no âmbito do programa de doutoramento “Pós-Colonialismos e Cidadania Global”, sob orientação de António Sousa Ribeiro e Maria Irene Ramalho.

Nota biográfica

Maisa Antunes é natural de Juazeiro – Bahia – Brasil. Tem formação em Pedagogia; mestrado em Educação pela Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia – FACED-UFBA. No campo da educação, atuou no projeto de elaboração de materiais didáticos para crianças e adolescentes, no contexto dos movimentos sociais no Semiárido Brasileiro; e atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. No campo das artes, participou de diversos projetos de cunho artístico em parceria com o artista Marcos Cesário, dos quais destaca-se www.dialogosdoriso.com, projeto que tem ligação direta com seu projeto de tese. No âmbito da pesquisa, Maisa Antunes é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, processo nº 0543/14-4.

Marcos Cesário é fotógrafo e artista plástico brasileiro, autodidata. Revelou-se como artista através da fotografia; atualmente dedica-se, também, à escrita de crônicas, contos e aforismos. Para conhecer mais a obra do artista, no campo das artes visuais, pode ser visitado o site www.marcoscesario.com.br; no campo literário pode ser visitada a página www.escritica.com