Colóquio

Mulheres Hoje: papéis, discursos e representações

Ana Nunes

Bárbara Vallera

Gisele Wolkoff

Isabel Caldeira

Júlia Garraio

Lina Coelho

Sílvia Portugal

21 de março de 2011, 09h45

Sala de Reuniões (1º piso), CES-Coimbra

Apresentação e objectivos


Repensar as problemáticas que envolvem as mulheres mostra-se urgente numa época em que a presença e intervenção activa das mulheres no espaço social é visivelmente crescente e em que, ainda assim, há tanta desigualdade no plano da sua intervenção social e distorção nas suas representações. Fazê-lo a partir da análise dos discursos e representações em confronto com os papéis sociais, de práticas em confronto com figurações imaginativas, e de (re)leitura(s) sobre fatos e teorias far-nos-á retomar considerações em torno da transformação ou não dos seus papéis em sociedade, do quanto os discursos constituem realidades e de que formas as representações se reportam a situações reais por que passam as mulheres.

Além disso, sentimos que um diálogo de saberes, entre aqueles que supostamente falam do utilitário e aqueles que supostamente se definem pela inutilidade, é cada vez mais necessário neste momento de crise: a já instalada crise das Humanidades e a crise dos sistemas financeiros, que recentemente se abateu sobre nós. É na integração das diferentes esferas do conhecimento que poderão ser articuladas novas perspectivas epistemológicas e, possivelmente, encontrar-se-á inspiração para novas práticas sociais, políticas e económicas.

Palavras-chave: mulheres, discursos, representações, identidades.

Público: Sociólogos, filósofos, linguistas, críticos literários, professores, pós-graduandos, graduandos e interessados em geral.

Organização: Gisele Wolkoff, Isabel Caldeira, NHUMEP (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz)
 

Nota : Entrada Livre (Sujeita à lotação da sala) - RECOMENDA-SE A INSCRIÇÃO ONLINE.