CONVERSA + DEBATE | SHARP TALKS

A relação médico-paciente: vozes silenciadas e práticas de autodeterminação

Catarina Vasconcelos

Sérgio Carvalho

8 de junho de 2022, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

A relação entre médico e paciente representa um elemento fundamental no tratamento terapêutico das doenças e na organização geral do sistema de saúde. Estudos recentes mostram uma necessidade ainda relevante de colaboração e humanização desta relação. Por um lado, ainda existem legados coloniais, hetero-patriarcais e capacitistas na formação das profissões médicas. Por outro lado, emerge uma importância cada vez maior de incluir a voz dos/das pacientes na construção da relação terapêutica, sobretudo quando os/as pacientes incorporam experiências de opressão sexista, homofóbica ou racista. Neste seminário, refletimos sobre formas alternativas de relação entre médico e paciente através do encontro com algumas boas práticas desenvolvidas em Portugal.

Notas biográficas

Catarina Vasconcelos é Enfermeira e Terapeuta Holística, diagnosticada com Fibromialgia em 2015. É membro integrante dos órgãos sociais da APJOF (Associação Portuguesa de Fibromialgia) e autora de artigos para diversas publicações de saúde e bem-estar.

Sérgio Andrade Carvalho é doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, é Professor Auxiliar a tempo integral na Universidade Lusófona , e a tempo parcial na Universidade Portucalense. É investigador integrado na unidade de investigação Digital Human-Environment Interaction Lab (HEI-Lab), e investigador colaborador no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Os seus principais temas de investigação incluem um enfoque especial na dor crónica e o desenvolvimento de programas de intervenção psicológica presencial e online baseados em evidência, na promoção da saúde mental, redução da psicopatologia e desenvolvimento de competências de gestão da dor e regulação emocional.

_________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas > https://us02web.zoom.us/j/82467139816 | ID da reunião: 824 6713 9816

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado