Sueños locales, pesadillas globales: (des)democracia y globalización neoliberal

Antoni Jesús Aguiló (CES)

17 de abril de 2012, 17H00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Tomando como referência alguns conceitos da teoria política de Gramsci, o objectivo deste seminário é reflectir criticamente sobre o significado que na actualidade apresenta a “democracia” na sua interacção dinâmica com as estruturas de dominação inerentes as sociedades capitalistas globalizadas. A época da globalização neoliberal, na qual parece ter-se chegado a um consenso dominante sobre a democracia como “a forma menos má de governo”, fornece precisamente uma boa oportunidade para desmascarar esse pretendido consenso e identificar as contradições e limitações que o permeiam. Desta forma, o seminário foi pensado como um momento de reflexão colectiva para, de forma mais geral, repensar o imaginário democrático triunfante da modernidade ocidental.

Nota biográfica

Antoni Jesús Aguiló é licenciado em Filosofia pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Filosofia do Direito, Moral e Política e Doutor pela UIB em Ciências Sociais e Humanas. Entre 2006 e 2010 tem sido pesquisador beneficiário do programa estatal de Formação de Pessoal Universitário (FPU) do Ministério Espanhol da Educação. É investigador do CES, membro do DECIDe - Núcleo da Democracia, Cidadania e Direito do CES e colabora com o grupo de pesquisa Política, Trabalho e Sustentabilidade (PTS) do Departamento de Filosofia e Trabalho Social da UIB.
Tem ainda participado em vários encontros científicos nacionais e internacionais e tem publicado temas relacionados com os seus interesses de pesquisa. Os seus principais temas de pesquisa são: o estudo dos processos de globalização e os seus aspectos políticos e filosóficos; a teoria crítica da democracia, do poder, da participação e da cidadania no âmbito da globalização contra-hegemônica; e a análise da interculturalidade como instrumento de emancipação social.

NOTA: Quem desejar participar deverá ler previamente a comunicação. Para lhe aceder deverá enviar um e-mail para tuesdayseminar@ces.uc.pt