Sessão cinematográfica

'No País das Amazonas’ (1922) de Silvino Santos

28 de março de 2012, 21h30

Anfiteatro de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Sinopse: O filme de Silvino Santos “No Paíz das Amazonas” é o primeiro documentário de longa-metragem que traz à Europa e ao mundo civilizado de então o retrato do universo encantado da Grande Floresta, a Amazónia, mas também dos trabalhos e das atividades desenvolvidas na selva e no rio, um quase épico ou filme de aventuras de uma rara beleza e interesse histórico e documental. O filme serviu para representar os estados do Norte do Brasil na exposição que teve lugar no Rio de Janeiro, comemorativa do Centenário da Independência, tendo posteriormente sido exibido em Paris e noutras capitais europeias, incluindo Lisboa.

Comentário ao filme: José Augusto Pádua (UFRJ).

Sessão especial no âmbito do Colóquio Internacional “As lutas pela Amazónia no início do milénio”.
Entrada livre.

Integrada no XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Coorganização: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Reitoria da UC.