Itinerários terapêuticos e redes para o cuidado da doença crónica

Laura Santos de Araújo

Roseney Bellato

26 de junho de 2012, 15h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O seminário aborda as redes de sustentação e de apoio para o cuidado à saúde que são tecidas por pessoas e famílias com experiência de cuidado e adoecimento, enfatizando suas especificidades quanto aos modos de constituição, mediação, qualidade dos vínculos e potencialidades. A efetividade dessas redes será explorada em algumas situações concretas de adoecimento no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. Dá-se especial atenção às questões metodológicas de abordagem do cuidado e do desenho das redes.

Notas biográficas

Roseney Bellato – É Doutorada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. É Líder do Grupo de Pesquisa “Enfermagem, Saúde e Cidadania” (GPESC), na linha de pesquisa Direitos, Ética e Cidadania no contexto dos serviços de saúde. Vem desenvolvendo pesquisas sobre experiências de adoecimento e cuidado de pessoas e famílias na condição crônica, itinerários terapêuticos e integralidade em saúde.

Laura Santos de Araújo – É Doutorada em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto. Na pesquisa e pós-graduação tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre experiências de cuidado e adoecimento, condição crônica, itinerários terapêuticos e integralidade em saúde.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)