Seminário

Chico Mendes como vereador xapuriense (1977-1982) - 25 anos sobre a morte de Chico Mendes

Matthias Grenzer (PUC)

2 de outubro de 2013, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

A análise das 183 Atas das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Festivas da Quinta Assembleia Legislativa de Xapuri, no Acre, de 1977 a 1982 (os seis anos no quais Francisco Alves Mendes Filho foi vereador neste pequeno Município), permitem traçar os inícios de sua atuação política, aquilo que motivou Chico Mendes a defender o trabalhador rural e o meio ambiente. O Prof. Matthias Grenzer (Pontifícia Universidade de São Paulo) apresentará uma comunicação intitulada Chico Mendes como vereador xapuriense (1977-1982) na qual retomará este percurso - 25 anos depois de Chico Mendes ter sido assassinado.

Nota Biográfica

Matthias Grenzer é doutorado em Teologia pela Philosophisch-theologische Hochschule Sankt-Georgen (Frankfurt) e mestre em História, área na qual apresentou tese de dissertação sobre Chico Mendes como vereador xapuriense (1977-1982). Natural de Hildersheim, na Alemanha, vive e trabalha no Brasil há vinte anos. É coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia na PUC e Coordenador dos Créditos Teológicos em toda a Universidade.

Nota: no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e do Observatório para a Política da Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul (POLICREDOS)