Jovens e processos de afirmação na cidade da Praia, Cabo Verde

Redy Wilson Lima (Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde)

25 de novembro de 2013, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação

Em Cabo Verde, os jovens representam a maioria da população e, portanto, a principal força motriz do país. Se por um lado, são apresentados como o principal agente de desenvolvimento sustentável do arquipélago, por outro, reproduz-se ainda sobre eles o discurso colonial de perigoso, preguiçoso, desordeiro e irresponsável que necessário será controlar, o que contribui para o surgimento de uma situação de mal-estar juvenil. Esta comunicação pretende reflectir sobre as questões da juventude cabo-verdiana, mais concretamente sobre as formas de contestação social e política, bem como as estratégias de afirmação socio-identitária.

Nota biográfica

Redy Wilson Lima é formado em Sociologia (ULHT, Portugal e FCSH-UNL, Portugal), doutorando em Estudos Urbanos (FCSH-UNL/ISCTE-IUL, Portugal), investigador associado ao CEsA/ISEG-UTL (Portugal), membro do CODESRIA (Senegal) e professor assistente convidado no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (Cabo Verde). Tem realizado pesquisas na cidade da Praia (Cabo Verde), focando as questões juvenis, criminalidade e cultura urbana. Com publicações sobre gangues de rua, infância e música rap em Cabo Verde. Atualmente desenvolve com Celeste Fortes uma pesquisa sobre as deportações dos Estados Unidos da América e da União Europeia, integrado no programa CODESRIA GNT Lusophone 01/2011, como também uma pesquisa independente sobre as identidades juvenis colectivas e as formas de participação sociopolítica dos jovens em Cabo Verde.
É um dos autores do livro "Jovens e trajetórias de violências: os casos de Bissau e da Praia", organizado por José Manuel Pureza, Silvia Roque e Katia Cardoso.

Outras informações: http://www.redylima.net

Nota: Atividade no âmbito do Observatório sobre Género e Violência Armada (OGIVA) e Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)