Exposição fotográfica

Diálogos fotográficos da luta pela terra: Brasil-Portugal

29 de abril a 9 de maio de 2014

CES-Coimbra e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A mostra fotográfica é inaugurada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra,  no dia 29 de abril às 15h00 (estará apenas patente neste dia)> Local: Hall de entrada da FEUC

A mostra fotográfica está patente entre 30 de abril e 09 de maio no CES-Coimbra. Local: Corredor do CES (2º andar)

Enquadramento:

O objetivo da exposição fotográfica é realizar um “diálogo através de fotografias”. Exporemos conjuntamente  fotos dos dois países, relacionadas à questão da luta pela terra, a serem selecionadas pelos respectivos responsáveis. Pretendemos que esta exposição adquira um caráter itinerante e possa percorrer diferentes sítios e cidades dentro de Portugal. A partir do conceito de tradução intercultural de Boaventura de Sousa Santos, a metodologia proposta é de que cada selecionador de fotos escolha de 2 a 3 fotos dentre as fotos selecionadas da história do movimento co-irmão e procure relacionar cada uma delas com uma ou duas fotos do seu próprio acervo. A ideia central é fazer um exercício de olhares. Cada um destes conjuntos de “diálogos através de fotografias” será agrupado num mesmo Poster. As fotos não serão legendadas para além da data, local e autor. O argumento para a relação feita entre as fotos do Brasil e de Portugal não estará presente – a relação entre as fotos deverá ser feita pelo observador.