Sessão cinematográfica e debate

O veneno está na mesa II

30 de abril de 2014, 14h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Estreia do documentário "O Veneno Está na Mesa II" de Silvio Tendler terá como objetivo problematizar temas como agroecologia, soberania alimentar, agrotóxicos, entre outros, a partir da realidade concreta do Brasil, junto a pesquisadores, estudantes, camponeses e camponesas e sociedade portuguesa de forma geral. No seguimento da exibição, será conduzido um debate por Luciana Jacob (CES).

Sinopse do filme: O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

Nota biográfica:

Luciana Jacob é Doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2011), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2004) e Engenheira Agrônoma pela Universidade de São Paulo (2000). Pesquisa nas áreas de agroecologia, universidade, ecologia de saberes e epistemologia. Possui histórico de atuação técnica e militante junto a comunidades e movimentos sociais, a diferentes esferas governamentais e a organizações não-governamentais. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado com o projeto "Agroecologia e universidade: para além do silenciamento" sob supervisão de Boaventura de Sousa Santos, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisadora associada do Projeto Alice: espelhos estranhos, lições imprevistas.