Curso de Formação Avançada

O Espaço na Democratização da Justiça

14, 15, 21 e 22 de setembro de 2012

Sala 2, CES-Coimbra

Apresentação

O curso examinará como os conceitos críticos de espaço interrogam as práticas do direito e da justiça. Visa fornecer instrumentos teóricos que possam suportar exercícios prospectivos de profissionais, investigadores e cidadãos em relação a espaços de justiça promotores da democratização do direito e da justiça e, assim, promotores de uma cidadania efetiva e de uma democracia política e cívica participada. Começaremos por abordar a genealogia dos conceitos de espaço na história da arquitetura e nas teorias críticas enquanto parte do projeto de desenvolvimento europeu no pós-guerra, invocando teorias da pós-colonialidade para um conceito global de espaço.

Estudaremos como as teorias do Sul sobre o espaço informal interrogam precisamente as práticas do direito e da justiça enquanto práticas participando em relações de poder desiguais. Discutiremos em particular os autores que estudam a mútua constituição de arquitetura e poder, nomeadamente através de perspectivas etnográficas: tanto os que se concentram nas representações profissionais de edifícios institucionais, como os que permitem compreender o espaço das imaginações simbólicas e os efeitos atuais da programação do espaço na formação de subjetividades.

Em seguida, examinaremos a recente investigação sobre práticas espaciais da justiça em Portugal, considerando as relações situadas de poder que se formam nos espaços da justiça, e compreendendo como as formas de tais espaços são integrais ao atual sistema jurídico e judicial. Concluiremos com um debate sobre práticas espaciais de justiça emergentes, e sobre o futuro dos espaços de justiça enquanto espaços de democratização do direito e da justiça.


Coordenadores
Tiago Castela (CES) e Patrícia Branco (CES)


Destinatários
Este curso é orientado para profissionais da justiça e da arquitetura, bem como investigadores e estudantes de cursos pós-graduados de mestrado e de doutoramento, especialmente em arquitetura, direito, planeamento urbano, geografia, antropologia e sociologia. 


Local de Realização
O curso de formação irá realizar-se na Sala 2 do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O debate final será realizado na Capela do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.


Data Limite de Inscrição e Sessão de Informação
Serão aceites inscrições até 7 de setembro de 2012. Será realizada uma sessão de informação de acesso livre a 5 de setembro de 2012 entre as 17h00 e as 18h00, na Sala 2 do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.


Número Máximo de Participantes
As inscrições estão limitadas a um número máximo de 20 participantes. O curso só se realizará com um número mínimo de 10 participantes.


Metodologia

O curso de formação avançada inclui sete seminários de três horas, e a participação implicará o estudo dos excertos dos textos sugeridos antes de cada reunião de seminário. O curso de formação avançada concluirá com um debate de três horas, incluindo uma pausa para café no átrio do Departamento de Arquitetura.

Cada sessão incluirá uma palestra seguida de discussão das leituras, às quais os participantes terão acesso em PDF imediatamente após a inscrição. Os excertos sugeridos serão disponibilizados em língua inglesa, exceto nos casos em que só exista uma versão original em português. 

A bibliografia em anexo indica não só as leituras opcionais que serão abordadas pelos formadores durante os seminários, mas também a cota dos textos integrais existentes em inglês ou em português nas Bibliotecas da Universidade de Coimbra (em especial a Biblioteca N/S, do CES), para os participantes interessados num estudo aprofundado das obras.
Os participantes deverão partilhar no início do período de discussão de cada um dos seminários uma reação escrita às leituras sugeridas para essa sessão (max. 200 palavras). Esta reação escrita poderá ser, por exemplo, uma questão. Leremos em conjunto todas as reações escritas antes de iniciar a discussão.

No final do curso será entregue um certificado de frequência.


Preço
55,00€ - Público em geral
25,00€ - Estudantes de cursos pós-graduados de mestrado e de doutoramento