Livro

"Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-Colonialismos, Moçambique e Timor-Leste" de Teresa Cunha

Coleção CES/Almedina – Identidades e Interculturalidades | 2015

Resumo

Never Trust Sindarela é um estudo comparativo que se alimenta das experiências, subjectividades e inteligibilidades de mulheres vendedeiras dos mercados informais e líderes de associações populares das cidades de Maputo, na costa oriental da África Austral e Díli, na costa norte da Ilha de Timor localizada no extremo do Sudeste Asiático.

As comensurabilidades e as articulações tornaram-se possíveis e foram amplificadas porque ao estudo preside a lógica do tempo-longo, que permitiu captar as complexidades e de contra-contar este tempo longo e complexo; falar e descrever estas cidades velhas e novas, coloniais e capitais independentes e, nelas, encontrar as senhoras que as percorrem e habitam através das simbioses e discrepâncias que os seus trabalhos e ideias foram tecendo entre passados, presentes e futuros.
 

Teresa Cunha é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e investigadora associada do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e do CODESRIA – Council for the Development of Social Science Research in Africa. É professora na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus interesses de investigação são: feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres na transição pós-bélica; segurança; memórias; economia e feminismos; direitos humanos. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver (2011); Elas no Sul e no Norte (2011); Raízes da ParticipAcção (2008); Feto Timor Nain Hitu – Sete Mulheres de Timor (2007); Andar Por Outros Caminhos (2007); Vozes das Mulheres de Timor (2006); Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem (2002); para além de artigos científicos e capítulos de livros em vários países.