Sessão cinematográfica

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Filme: “Luto como Mãe”, de Luís Carlos Nascimento
[Brasil/Portugal, 2009, 70 minutos]

Sinopse: A cidade do Rio de Janeiro, Brasil, é palco de execuções sumárias e arbitrárias cometidas por agentes do Estado. Cada morte arrasta consigo a dor de quem fica, afectando todo o seu círculo social, especialmente a família e amigos. Este documentário centra-se nas histórias destes sobreviventes, maioritariamente mulheres, e no seu rito de passagem do luto à luta por justiça e contra a invisibilidade.

Comentadores:
Tatiana Moura - coordena o Observatório sobre Género e Violência Armada (OGiVA) e co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, novas guerras e violência urbana e identidades e violência armada.

Teresa Cunha - nasceu no Huambo em Angola. Estudou Filosofia, Teologia, Ciências da Educação e Sociologia. Espera as suas provas de doutoramento em Sociologia pela Universidade de Coimbra com uma tese intitulada: Para além de um Índico de desesperos e revoltas. Uma análise feminista e pós-colonial das estratégias de poder e autoridade de mulheres de Moçambique e Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres transição pós-bélica, seguranças e memórias; economia política e feminismos; direitos humanos.

Enquadramento de “Violência, Memória e Pós-Memória: Ciclo com Cinema dentro

Nos últimos anos, a perspectiva da vítima e as questões ligadas ao que recentemente se tem vindo a chamar de "pós-memória" ganharam uma importância crescente na abordagem das violências. A Lei da Memória Histórica, em Espanha, foi apenas um último exemplo deste debate, particularmente relevante em territórios nos quais se produziram mudanças políticas que desocultaram ou judicializaram processos de violência realizados a coberto do poder estatal. No entanto, a problematização da violência à luz da (memória da) vítima e dos reflexos familiares, sociais ou políticos que a partir dela perduram não se circunscreve apenas aos contextos da transformação política mais visível, mas antes convoca a uma reflexão mais ampla sobre direitos humanos e democracia, justiça e impunidade, memória individual e memória social. Numa organização conjunto do CES e da CULTRA, o ciclo sobre "Violência, Memória e Pós-Memória" pretende fazê-lo a partir de três filmes sobre três diferentes realidades temporais e geográficas - a guerra civil espanhola e o franquismo, o colonialismo e o pós-colonialismo a partir da presença portuguesa em África, a violência pós-ditatorial no Brasil - servindo a mesa-redonda final para dar corpo a uma reflexão mais funda sobre o tema.

Organização: