Sessão cinematográfica e debate

6 de dezembro de 2011, 21h30

Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto, Coimbra

Rana's Wedding de Hany Abu-Hassad
(Palestina/Holanda/Emirados Árabes Unidos, 2002, 90m)

Comentário de aranhiças & elefantes

Sinopse: Realizado por Hany Abu-Hassad (realizador palestiniano de Israel), com guião de Liana Badr (escritora palestiniana) e de Ihab Lamey, este filme é sobre  Rana, uma palestiniana de 17 anos de Jerusalém, que certa manhã é confrontada com um ultimato do pai: ou escolhe um marido duma lista de pretendentes que ele preparou ou às 16h00 desse mesmo dia terá de deixar a Palestina rumo ao Egipto. Rana tem apenas dez horas para encontrar o seu amor proibido, Khalil, numa Jerusalém ocupada.

Hany Abu-Hassad (1961): realizador palestiniano nascido em Israel que emigrou para a Holanda em 1980. Realizou o famoso Paradise Now (2006) sobre dois palestinianos que preparam um ataque suicida.

Liana Badr (1950): escritora palestiniana (romances, contos, literatura infantil, guiões). Nasceu em Jerusalém e viveu grande parte da vida em vários países do Mundo Árabe (Líbano, Síria, Jordânia). Em 1994 radicou-se em Ramallah.

Ihab Lamey: realizador e escritor egípcio. Obteve a licenciatura no Instituto Superior do Cinema do Cairo em 1955, realizou vários filmes e documentários.

Filme legendado em inglês.

Ciclo de cinema e debate

Mulheres Palestinianas