Seminário

Reflexões em torno das "Geografias transnacionais do imaginário". Literaturas Africanas e Oceano Índico

Elena Brugioni (Centro de Estudos Humanísticos | Universidade do Minho)

12 de março de 2015, 16h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

A partir de algumas das questões centrais que pautam o debate crítico-teórico no seio dos Estudos do Índico — Indian Ocean Studies — propõe-se esboçar uma abordagem transnacional às chamadas Literaturas Africanas, encarando o Índico como um paradigma comparativo e, simultaneamente, alternativo para ler e situar as propostas literárias e culturais que ilustram e se inscrevem naquilo que Devleena Ghosh and Stephen Muecke definem como “geografia transnacional do imaginário” (2007). Observando as propostas literárias de alguns autores contemporâneos cujas escritas convocam o espaço simbólico, cultural e geográfico do Índico, sobressaem um conjunto de possíveis contrapontos cuja operacionalização proporciona o aparecimento de novas relações entre contextos e representações, facultando a redefinição de questões e epistemologias através das quais são lidas e situadas as escritas literárias contemporâneas e, logo, configurando o Oceano Índico como “um novo paradigma para um transnacionalismo do Sul Global no que concerne as relações culturais e literárias” (Hofmeyr, 2007).

Ghosh, Devleena & Muecke, Stephen (eds.) (2007), Cultures of Trade: Indian Ocean Exchanges. Newcastle, UK: Cambridge Scholars Publishing.
Hofmeyr, Isabel (2007), “The Black Atlantic meets The Indian Ocean: Forging New Paradigms for transnationalism for the Global South. Literary and Cultural Perspectives”, Social Dynamics. A Journal of African Studies, 33(2), pp. 3-32.

Nota biográfica

Elena Brugioni é Doutorada em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Investigadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). As suas áreas de investigação passam pelas Literaturas Africanas, Estudos do Índico [Indian Ocean Studies] e Estudos Pós-coloniais. Desde 2010 desenvolve o projecto de Pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Programa Operacional Potencial Humano e Fundo Social Europeu) “Provincianizando o Cânone. O questionamento das ‘grandes narrativas’ europeias em literaturas homoglotas”[SFRH/BPD/62885/2009]. É membro do GAPS – Grupo de Pesquisa em Artes, Género & estudos Pós-coloniais do Centro de Estudos Humanísticos e docente no Programa Doutoral em Modernidades Comparadas (CEHUM/ILCH) da Universidade do Minho. Das suas publicações destaca-se o livro Mia Couto. Representação, História(s) e Pós-colonialidade (Húmus-CEHUM, 2012) e a co-organização das antologias: Itinerâncias | Journeys. Percursos e Representações da Pós-colonialidade (Húmus-CEHUM, 2012) e Áfricas Contemporâneas | Contemporary Africas (Húmus-CEHUM, 2010) e do dossier temático "Narrando o Índico" da revista Diacrítica-Literatura 27-3 (Húmus-CEHUM, 2013).