Seminário

Coisas de mulheres não são coisas pequenas: as lutas das mulheres indígenas do Amazonas

Jennifer Simpson dos Santos

José Manuel Mendes

Maurício Hashizume

Teresa Cunha

8 de março de 2016, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário é uma iniciativa do projecto ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo que pretende assinalar e honrar  o Dia Internacional das Mulheres.

As Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos, que são o coração do projecto ALICE, invertem as narrativas vitimadoras de um Sul sempre pobre, sempre ignorante, sempre obscuro, para ver nele um tear urdido com uma energia vital formidável onde a invenção e a força se compõem a partir de outras premissas.

O documentário‘Lutas artesanais: mulheres indígenas no Amazonas’ (51’) de Jenniffer Simpson dos Santos  é um trabalho que dá corpo, som e cor às Epistemologias do Sul numa perspectiva feminista pós-colonial.

A partir do artesanato, as mulheres indígenas articulam modos de saber-fazer inspiradas nas suas referencias culturais que são continuamente retrabalhadas em função das suas necessidade actuais; simultaneamente questionam a propriedade intelectual canónica e o sistema económico que governa de forma hegemónica. Com isso, estas artesãs mobilizam resistências que só são minúsculas quando vistas de longe e revelam modos de vida que só não são aparentes porque ignorados.

Porque as coisas de mulheres não são coisas pequenas nem são apenas das mulheres, este seminário pretende possibilitar uma reflexão e um debate feminista onde os homens têm muito para dizer.