Seminário

Epistemologias do Sul, Media e os Documentários: entre as denúncias dos mecanismos de dominação às alternativas junto às lutas sociais

Marina Fasanello

Roberto Novaes

Sofia José Santos

22 de novembro de 2017, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Este seminário pretende explorar a discussão sobre a media e o audiovisual (documentário) a partir das Epistemologias do Sul e da Ecologia de Saberes, incluindo debates teóricos e práticas inovadoras que têm permitido a aproximação da universidade com movimentos e lutas sociais. Inicialmente será realizada uma abordagem conceptual introdutória sobre a Media e as Epistemologias do Sul em dois planos analíticos: de um lado, como os meios de comunicação modernos fortalecem os sistemas de dominação que invisibilizam outras alternativas de humanidade e sociedade; de outro, existem inúmeros modos de comunicação para além das tecnologias midiáticas hegemônicas no Sul Global que exploram narrativas e apresentam alternativas em termos de sociologias das ausências e emergências. Em seguida será discutido especificamente o potencial do documentário audiovisual, que apesar de ser uma invenção moderna e eurocêntrica, pode ser incorporado e reinventado enquanto ferramenta de comunicação articulado às lutas sociais, propiciando também uma riqueza expressiva em termos de ecologia de saberes. Por fim, será apresentado um exemplo de articulação entre academia e lutas sociais a partir da produção, distribuição e processos formativos envolvendo documentários em vídeo que retratam diferentes realidades e movimentos sociais do campo no Brasil. 


Participantes

Sofia José Santos – Doutorada em Relações Internacionais e com expertise em Comunicação, é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Economia e Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Marina Fasanello – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz com tese em finalização sobre o documentário e os movimentos sociais do campo no Brasil. Jornalista e educadora.

Roberto Novaes – Professor de Economia Agrícola e Relações de trabalho no campo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É e cineasta e produtor de documentários sobre o mundo do trabalho e as lutas dos trabalhadores rurais.

Moderador:
João Arriscado Nunes - Professor Catedrático da Faculdade de Economia e Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.