Seminário

The Epistemologies of the South in the Sociology of Law: Can the law be post-abyssal?

12 de setembro de 2018, 14h30

CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa

Resumo

As epistemologias do sul enquanto conjunto de procedimentos que procuram reconhecer e validar o conhecimento produzido por aqueles que têm sofrido as injustiças, a opressão e a dominação causadas pelo colonialismo, pelo capitalismo e pelo hetero-patriarcado, interpelam e desafiam o papel do direito na sua relação com a cultura, intersubjetividades e relações sociais no processo epistemológico. Assim, trata-se de discutir a possibilidade de um direito pós-abissal enquanto alternativa ao pensamento abissal da epistemologia moderna ocidental e seus fragmentos e lacunas.

Sessão de trabalho inserida no âmbito do RCSL-SDJ Lisbon Meeting 2018 "Law and Citizenship Beyond The States” a ter lugar no ISCTE-IUL (Lisboa) entre 10 e 13 de setembro de 2018.

O Encontro é copatrocinado pela Secção de Sociologia do Direito e da Justiça da Associação Portuguesa de Sociologia. É organizado pelo DINÂMIA’CET-IUL, uma unidade de investigação do ISCTE-IUL, que dá à Comissão Organizadora Local o seu quadro institucional e apoio administrativo, em parceria com as seguintes unidades de investigação: o CES (Coimbra), o CICS.NOVA (Braga, Lisboa), o CIES (ISCTE-IUL, Lisbon), e o CRIA (Lisboa, Braga), bem como com o Instituto Internacional de Sociologia do Direito (Oñati).
O programa pode ser consultado aqui.

No dia 12 de setembro são organizadas pelo CES as seguintes sessões, a terem lugar no Auditório CIUL, no Picoas Plaza (Rua do Viriato 13, Lisboa):


1) 13h 30 – 15h15m – TRIBUNAIS NO SÉC XXI – INDEPENDÊNCIA E CIDADANIA

2) 15h30 – 17h15 – O ESTADO DE DIREITO E DE EXCEÇÃO: O DIREITO E DEMOCRACIA EM QUESTÃO

3) 17h30 – 19h15 – THE EPISTEMOLOGIES OF SOUTH IN SOCIOLOGY OF LAW: CAN THE LAW BE POST-ABYSSAL


Apoio