Sessão Living Lab #14 | Projeto URBiNAT

Integração das ideias propostas no corredor saudável

21 de setembro de 2020, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

A Sessão Living Lab #14 é uma das atividades do projeto URBiNAT – Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBST dedicado a co-criação de soluções baseadas na natureza para a regeneração urbana inclusiva. Esta sessão será realizada via Zoom, com os cidadãos e atores locais do Porto - Portugal, uma das cidades front-runners do projeto. Insere-se no âmbito do percurso de co-criação de soluções baseadas na natureza, em curso no bairro Campanhã, e pretende devolver aos cidadãos a apreciação final das ideias propostas de soluções para os seus bairros a serem integradas na implementação do corredor saudável. Uma devolução combinada com uma proposta de decisão para que os cidadãos residentes no bairro possam aceitar ou comentar, de modo a chegar-se a um consenso. Tais propostas aprovadas integrarão o programa base para o estudo prévio do corredor saudável e outras serão registadas e/ou encaminhadas para outras  iniciativas públicas ou privadas já existentes na cidade.

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/85715681954



O Projeto URBiNAT

Em desenvolvimento desde 2018, o projeto URBiNAT assume compromisso na implementação de corredores saudáveis (healthy corridors) em 3 cidades europeias, Porto (Portugal), Nantes (França) e Sofia (Bulgária), que serão replicados nas cidades de Bruxelas (Bélgica), Siena (Itália), Høje-Taastrup (Copenhaga, Dinamarca) e Nova Gorica (Eslovénia), em parceria com municípios, universidades, empresas e organizações locais. Nestas cidades encontram-se ativos laboratórios vivos (living labs) de promoção de processos de envolvimento dos cidadãos no desenho e na implementação dos corredores através de catálogo de Soluções Baseadas na Natureza. No conjunto de NBS já identificadas no projeto, incluem-se soluções tecnológicas e territoriais de impacto ambiental e espacial que resultarão em intervenções materiais no espaço público e soluções metodológicas inovadoras de participação democrática, assim como alternativas económicas (nomeadamente iniciativas de Economia Social e Solidária), cujo impacto se reflete nos recursos materiais e imateriais dos cidadãos, e intervenções no tecido e dinâmica comunitários.

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES), o projeto contempla ainda o Observatório de avaliação do impacto dos corredores saudáveis nas cidades e um conjunto de mecanismos que permitam a sua replicação e dos seus produtos sociais, numa comunidade de práticas alargada, através de um modelo de desenvolvimento urbano, social e económico alternativo, tendo sua ação centrada nas pessoas. Assim, o processo de cocriação será desenvolvido através de um planeamento urbano inclusivo que incorpora uma abordagem holística integrando diferentes aspectos do bem-estar social e uma  forma alternativa de gerenciar os recursos públicos, com base na adoção de um modelo de gestão coletiva e de distribuição de responsabilidades entre cidadãos e políticos.

Financiamento concedido no âmbito do Programa Horizonte 2020 de Inovação e Pesquisa, da Comissão Europeia.