Seminário

Açores e o Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquicultura | Inclui lançamento  do livro "Um mar cheio de vida: Visões dos Açores" 

Alison Neilson

João Afonso Baptista

João Paulo Quinzico Delgado

Mónica Mesquita

19 de maio de 2022, 19h00

Casa dos Açores Rua dos Navegantes, nº 21 (Lisboa)

Apresentação

O que é o "oceano"? Quem fala pelo oceano? Como ouvimos o oceano? O que é justiça azul? Os palestrantes compartilharão insights de ciências sociais e comunidades pesqueiras.

O programa inclui a apresentação de um novo livro de narrativas fotográficas das ilhas dos Açores criado em colaboração com pessoas das nove ilhas.


Programa

Comunidades piscatórias em modo de resistência
João Delgada, Mútua dos Pescadores e CES Centro de Estudos Sociais

Ciências Sociais Marinha. Quando a transdiciplinaridade adentra na academia 
Mónica Mesquita, Ciência, Tecnologia e Sociedade do Mar (MSTS) da NOVA School of Science and Technology

A construção do oceano
João Baptista, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)

Colaborações entre pesquisadores, pescadores e associações
Alison Laurie Neilson, CICS.NOVA Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, NOVA Universidade de Lisboa e CES Centro de Estudos Sociais


Notas Biográficas

João Paulo Quinzico Delgado
Licenciado em Escultura pela ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha); Pós-Graduado em Economia Social pela FEUC (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra); Doutorando em Sociologia – Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo na FEUC. Pescador e mestre de embarcações de pesca local e costeira entre 2004 e 2016. Formador no For-Mar desde 2009. Presidente do CA da Mútua dos Pescadores desde março de 2021

Monica Mesquita
Ph.D. em Ciências da Educação com especialização em Educação Comunitária e em Socioantropologia do Espaço. Pós-doutora em Ciências da Educação - Filosofia Política na Educação, e em Ciências do Ambiente - Literacia Oceânica e Comunidades Resilientes. Investigadora da Universidade NOVA de Lisboa, integra o Centro MARE desde 2016, no qual coordena o Observatório de Literacia Oceânica. Com experiência em coordenação de projetos, hoje lidera a investigação nacional do Projeto Smart Fishing - segurança e sustentabilidade na pesca local, a investigação internacional de um projeto ERASMUS + identificado como Partibridges - participação pública de jovens pescadores nas tomadas de decisões locais e a investigação Marine Science, Technology, and Society fomentada pela EEA Grants. Com experiência em orientação e docência, nacional e internacional, na linha da educação comunitária, literacia oceânica, pedagogia da autonomia, justiça intelectual e ambiental, complexidade sistémica, educação transdisciplinar e transcultural, trabalha com a metodologia bottom-up Etnografia Critica para fomentar a colaboração intelectual de todos os atores de uma investigação visando, assim, um exercício pleno da ciência cidadã.

João Afonso Baptista
Sou um antropólogo interdisciplinar. Trabalho sobretudo em áreas onde a tecnociência, o direito, a moralidade, e a produção de conhecimento se misturam de tal forma que as diferenças entre estes campos são suspensas. Lecionei em várias universidades e institutos em África e na Europa, e desenvolvi trabalho de campo prolongado em Angola, Moçambique e Portugal. Em geral, parte do meu trabalho centra-se em questões conceptuais, enquanto outra parte contém dimensões “aplicadas”. Tenho promovido e beneficiado de colaborações com parceiros não académicos. Atualmente desenvolvo investigação para o projeto “‘Portugal is Sea’: Anthropological and Ethnographic engagements with ‘the Natural’” (www.portugal-is-sea.org).

Alison Laurie Neilson
CICS.NOVA Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, NOVA Universidade de Lisboa e CES Centro de Estudos Sociais. Investigadora interdisciplinar, que transcende as fronteiras entre artes/ciências, académica/não académica e pesquisadora/pesquisada em criação de conhecimento e governança da pesca. Trabalha em questões de justiça ambiental em comunidades pesqueiras de pequena escala das Ilhas dos Açores, Portugal. Conduz pesquisas narrativas e informadas sobre as artes sobre como a sustentabilidade é entendida e usada na política de educação e pesca. Analisa a maneira como o conhecimento, a sabedoria e a política se misturam. É também uma facilitadora e formadora de professores acreditada.