Ciclo Cinema e Memória

Casa do Brasil (Rua Luz Soriano, 42), Lisboa

"As Operações SAAL" de João Dias
[Portugal, 2007, 90 minutos]

Sinopse: As Operações SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do país e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas. Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura.

Comentador: José António Bandeirinha [Nota biográfica: Arquitecto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Professor associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação intitulada «O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974». Tomando como referência central a arquitectura e a organização do espaço, tem vindo a dedicar-se ao estudo de diversos temas — cidade, teatro, cultura. É investigador do Centro de Estudos Sociais. É Director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra].