Seminário

Gestão performativa dos espaços de cultura

Shirlei Torres Perez (SESC - São Paulo)

24 e 25 de outubro de 2022, 15h00

Sala 1, CES | Alta

GESTÂO PERFORMATIVA DOS ESPAÇOS DE CULTURA

Ação 1

Espaços, presença e convivência – Questionamentos para uma ação cultural emancipadora

Ação Presencial – 24/10 -  15.00

Os conteúdos e programas em arte e cultura tem buscado cada vez mais uma ação crítica e descolonizadora, embora num ambiente atravessado por práticas e relações colonizadas e hierárquicas. Esta pesquisa levanta questionamentos e proposições para uma ação cultural emancipatória, a partir do olhar focado na estrutura, relações e convivência nos espaços culturais. (Seminário organizado a partir da pesquisa de pós doutorado realizada no âmbito do CES)

Shirlei Torres Perez | Mediação – Gonçalo Moniz (DARq/CES)

Ação cultural; espacialidade; cidades; ecologia dos saberes

(Obs. organização da apresentação:

Introdução:

Proposição: Gestão Performativa – Descolonizar as ações no espaço – Dinâmicas da arquitetura e ações no espaço; Premissas: Educação pela comunicação; Convivência e conhecimento solidário

Corpo:

Pesquisa: Os lugares do centro cultural na cidade – Territórios - Faces da Gestão e Administração; Apresentação de casos: levantamento de perguntas – construir mapas de ação- Fase presencial e Fase digital, realizada no período de distanciamento)

Ação 2

CRISE, ESPAÇOS E PRESENÇA - Proposta para uma mediação crítica da ação artística, a partir da ocupação de espaços e criação de vivências.

Ação Presencial – 25/10 -  15.00

Uma discussão a partir de ações teatrais, com foco na experiência do espectador e nas espacialidades envolvidas, como possibilidades de construção para uma crítica pertinente e mobilizadora.

Shirlei Torres Perez

Comentário: João Maria André (FLUC)

Lançamento/apresentação do livro: CRISE E PENSAMENTO CRÍTICO, O Teatro em Comunicação com o Público. A partir de diferentes obras teatrais, o volume discute a viabilidade de uma via crítica, pela busca de novas provocações ao olhar do espectador. Edições Sesc 2022.

Teatro; crítica teatral; ecologia dos saberes; espacialidades