Simpósio Internacional

Cinema e Autor

3 e 5 de dezembro de 2011

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj. 117/118

Apresentação

Desde as primeiras discussões em torno ao conceito de ‘auteur’ definido pela crítica francesa nos anos 1950, todavia hoje se continua a debater sobre a quem pertence a prerrogativa da ‘autoria’ de um filme. Ao contrário das artes literárias e das artes plásticas na sua acepção tradicional, o cinema envolve a performance de grupos e a definição de um único autor, ou a sua redução exclusiva à figura do realizador, torna-se muitas vezes complexa. Nem todos os realizadores podem ser considerados autores e nem todas as grandes produções estão isentas de componentes autorais. Qualidades como o individualismo, a originalidade, a audácia ou a erudição associadas à independência dos sistemas de produção e de distribuição,  ao controlo técnico minucioso de mise-en-scène ou à capacidade inconsciente de catálise constituem critérios usados na definição de autor. A importância de ‘como’ em relação ao ‘o que’ se filma e a necessidade de desconstruir convenções das linguagens e das narrativas são necessidades propostas por recentes trabalhos críticos e teóricos.

O simpósio pretende constituir uma ocasião de encontro de investigadores portugueses e espanhóis destinado à discussão dos resultados dos seus trabalhos enquadrados em disciplinas várias, com metodologias distintas e desde ópticas diversas. Um conjunto de apresentações em torno à difícil materialização da autoria fílmica que em qualquer caso resulta inegável sempre que no grande ecrã se fale de criação.


PROGRAMA [clicar AQUI]


Modalidades de inscrição

Inscrição normal: 25,00€
Estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento: 15,00€
Estudantes e investigadores do Centro de Estudos Sociais de Coimbra: gratuita
Inscrições online
Serão atribuídos certificados oficiais de participação no final do simpósio


Organização: Núcleo Estudos sobre Culturas, Cidades e  Arquitectura (CCArq/CES) e Grupo HUM-870 Cine y Letras. Estudios transdisciplinares sobre el arte cinematográfico (Universidad de Granada)

Coordenação: João Mascarenhas Mateus (CES) e Francisco Salvador Ventura (Universidade de Granada)