China impressions - Impressões da China : xilografia em livros e imagens

7 de março a 6 de maio de 2012, 10h/12h; 15h/17h

Sala de S. Pedro, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Tomando como ponto de partida a doação pela empresa Novel Energy Ltd. (Pequim) à Biblioteca da Universidade de Coimbra de duas gravuras artísticas chinesas contemporâneas, a BGUC organizou uma exposição bibliográfica e documental que mostra o percurso da impressão xilográfica, desde a sua invenção na China (antes do século IX) até ao seu uso atual na Arte. A técnica xilográfica (ou gravura de madeira) foi usada pelos Padres jesuítas para produzir na China os primeiros impressos em línguas estrangeiras.

Nesta exposição, evoca-se a efémera passagem de uma imprensa europeia de tipos móveis por Macau apenas para constatar um regresso ao exclusivo das técnicas xilográficas como meio de reprodução de textos e de imagens pelos jesuítas, até ao século XVIII. A exposição mostra o único exemplar existente em Portugal do “De missione…” (versão A), impresso em Macau, em 1589, mostra outras raríssimas impressões xilográficas em papel chinês e um manuscrito português provavelmente executado em Pequim para matriz de impressão xilográfica.
Por duas vias diferentes, a da gravura popular e a da gravura erudita, de que se mostram alguns exemplos oferecidos pelo colecionador A. E. Maia do Amaral, também curador desta exposição, chega-se às atuais obras de arte feitas em múltiplas matrizes em madeira, de que são excelentes exemplos as gravuras doadas pela empresa chinesa na área da eletricidade Novel Energy.

A inauguração será presidida pelo Senhor Embaixador da R. P. da China em Lisboa, Zhang Beisan e estarão presentes o Presidente Executivo da Novel Energy e filantropo, Pa Ning Wong, e o Secretário-Geral e Bibliotecário do Instituto Ricci de Macau, Jerónimo Hung.

Logo após esta inauguração, às 17h00, abrirá uma segunda Mostra, na Sala do Catálogo da Biblioteca Geral, acerca de “Fontes para a história da China”, onde ficarão expostos durante um mês os principais documentos manuscritos e impressos sobre a China existentes nos fundos da BGUC. Ambas as exposições se inserem nas comemorações do Dia da China (7 de Março), integrado na XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Nota: Integrado no Dia da China no âmbito da XIV Semana  Cultural da UC

Organização: Centro de Estudos Sociais | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos | Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra