Dia da China

Atividades Culturais

7 de março de 2012, 14h45

Casa da Escrita (Coimbra)

14h45 | Casa da Escrita
Momento de Dança e Música Clássica Chinesa
Acto inaugural com música e dança, pelos alunos e professores do Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICONFUM):
Dança folclórica do leque;
Solo de flauta de cabaça, acompanhado da dança O bambu ao luar, da etnia Dai;
5 canções, grupo coral do ICONFUM;
Dança e canto, A filha do Imperador de Jade vem trazer flores celestes;
Encenação da ária O Jardim das Peónias, da ópera Kun, nomeada Património Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2002.

15h15 | Casa da Escrita
Workshop de Escrita Chinesa
Formadora: Sara Bonamy
E escrita chinesa é muito diferente das escritas de alfabeto usadas no Ocidente. Os caracteres têm origem em pictogramas e ideogramas, e a sua forma gráfica apresenta uma imagem ou uma ideia.  A primeira experiência  da aprendizagem de alguns caracteres chineses será com certeza um momento inesquecível para si, porque através dela descobrirá uma nova maneira de ver e exprimir o mundo.

Workshop de Papel Recortado
Formadora: Rafaela Zhang Gong
O recorte de papel é uma arte popular do Norte da China praticada por todas as raparigas. Com uma folha de papel vermelho e um par de tesouras, aprender-se-á uma arte mágica: uma flor para decorar a sua janela ou  um símbolo para atrair a sorte para a sua casa...

Ritual do chá Oolong
Coordenação: Lídia Yu Yibing
Venha apreciar o sabor rico e o aroma delicado do chá Oolong, que vem das montanhas onde o nevoeiro alimenta as folhas com a energia da Natureza. Com os belos utensílios e o som da fervura da água, o chá convida para um imaginário simbólico.

Nota: No âmbito da XIV Semana Cultural da UC

Organização: Instituto Confúcio da Universidade do Minho, Centro de Estudos Sociais e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos