Seminário | VIII Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais

Condição e ocupação: um estudo sobre as dinâmicas contemporâneas dos serviços domésticos

Manuel Abrantes (SOCIUS-UTL)

27 de fevereiro de 2013, 17h00-19h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentadoras: Virgínia Ferreira (CES) e Cláudia Nogueira (CES)

Resumo

Esta comunicação apresenta os principais resultados de uma pesquisa de doutoramento realizada entre 2010 e 2013. Primeiro, discute-se o enquadramento teórico do estudo e a metodologia adotada. De seguida, examina-se um conjunto de dados empíricos recolhidos durante a pesquisa de terreno em Lisboa. A relação laboral nos serviços domésticos é analisada à luz das transformações mais amplas dos papéis sociais de género, etnia e classe. Dá-se especial atenção aos percursos de vida de trabalhadoras domésticas e das suas empregadoras, explorando a tensão entre assimetrias de classe (o serviço doméstico como condição) e dinâmicas laborais (o service doméstico como ocupação).

Nota biográfica

Manuel Abrantes (n. Lisboa, 1982) - membro do SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações) e Professor Convidado no curso de mestrado em Estudos sobre as Mulheres da Universidade Aberta. Concluiu o mestrado em Sociologia na Universidade de Amesterdão e a licenciatura em Estudos Europeus na Universidade de Lisboa. Tem participado em projetos de investigação sobre trabalho, migrações, género e participação política. Desde 2010 está a conduzir a sua pesquisa de doutoramento sobre condições e relações de trabalho nos serviços domésticos.

Área científica – Sociologia (sociologia económica, sociologia do trabalho, estudos do género, estudos de migrações)