Seminário

Centros de Investigação em Arquitetura. Para uma investigação nas Escolas de Arquitetura no século XXI

Bruno Gil (CES/DARQ/FCTUC)

20 de novembro de 2013, 17h00-19h00

Sala 1, CES-Coimbra

Comentadores: Jorge Figueira (CES) e Armando Rabaça (CES)

Resumo

A investigação é essencial para o avanço do conhecimento. Em disciplinas com longa tradição na Universidade, é tida como fundamental na relação entre ensino e prática profissional. A par do projeto, reconhecido como o método da arquitetura, a investigação surge ainda como figura difusa para a disciplina. Num contexto crescentemente transdisciplinar, o estado da arte da investigação em arquitetura carece de uma linha global de observação, síntese e proposição. Propõe-se uma reflexão através de experiências de investigação, em contexto nacional e internacional, problematizando a forma como a investigação vem contribuindo para a (in)definição dos limites disciplinares da arquitetura.

Nota Biográfica
Bruno Gil é arquiteto pelo Departamento de Arquitectura da FCTUC, em 2005. Apresentou a Prova Final de Licenciatura "Escola de Arquitectura, Hoje". Atualmente, desenvolve tese de doutoramento na Universidade de Coimbra, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A sua investigação visa questões relacionadas com a prática de investigar em arquitetura, identificando culturas e especificidades e aferindo experiências em contextos de relação entre as escolas de arquitetura e a prática.

Área Científica - Arquitetura e Urbanismo