Seminário

Religião e Espaço Público: interfaces entre o religioso e o secular em diferentes contextos empíricos

J. Flávio Ferreira

Rodrigo Leistner

28 de junho de 2013, 15h00

Sala 2, CES-Coimbra

Apresentação: Teresa Toldy


Nota biográfica

J. Flávio Ferreira é doutorando no CES, no curso pós-colonialismos e cidadania global; vem originalmente da antropologia cultural (ISCTE), tendo formação igualmente na antropologia médica (U. Coimbra). Realizou trabalho de campo sobre a reforma psiquiátrica no Brasil e, posteriormente, sobre um projeto de psiquiatria transcultural para imigrantes em Lisboa. Desde 2009 vem realizando trabalhos em terreiros portugueses e brasileiros, tendo como principal interesse as suas possibilidades terapêuticas.

Rodrigo Leistner é Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNISINOS (RS, Brasil); doutorando visitante do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Tem pesquisado as religiosidades de matriz africana no Rio Grande do Sul (Brasil) desde o ano de 2004. É vencedor do Prêmio Palmares de Pesquisa em Cultura Afro-Brasileira 2010, concedido pela Fundação Cultural Palmares / Ministério da Cultura do Brasil. Trabalha com questões relativas à formação política das identidades culturais, religiões populares, relações entre religião e espaço público, bem como sociabilidades e experiências religiosas na sociedade contemporânea.
 

Nota: Atividade no âmbito do projeto  "ALICE - Strange Mirrors, Unsuspected Lessons: Leading Europe to a new way of sharing the world experiences", do Observatório para a Política da Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul (POLICREDOS) e do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe).


Ciclo de Seminários

Religião e Espaço Público