Conferência

20 de março de 2014, 17h00

Auditório da Faculdade de Direito de Lisboa

Enquadramento

Em colaboração com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação em Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal (CIDEEFF) organiza uma conferência subordinada ao tema "A anatomia de uma crise: identificar os problemas para construir as alternativas" que visa apreciar o relatório anual do Observatório sobre Crises e Alternativas" e que procura dispor de uma análise crítica e estrutural que ajude a compreender o processo de profunda reconfiguração económica, social e política que se tem vindo a desenvolver com inusitada intensidade em Portugal, nos últimos anos.

Elegeram-se algumas das áreas a que se atribui maior significado analítico e que servem de enquadramento a outras análises que o Observatório tem vindo a disponibilizar com regularidade.

Em concreto o Relatório  aborda, em cinco capítulos, o modelo de desenvolvimento português no quadro da UEM, a financeirização da economia e do papel da intermediação bancária, assim como o processo de desvalorização interna; as abordagens europeias à crise desde 2008, com a opção final pela austeridade, que o Memorando haveria de consagrar de forma danosa; as reformas laborais, as dimensões principais de desvalorização do trabalho e de certas transferências quantificáveis de riqueza do trabalho para o capital; o impacto da crise nos serviços públicos relacionados com as políticas sociais e, finalmente, a justiça constitucional num quadro de Estado de Exceção e de questionamento do Estado de Direito.

Esta sessão, organizada em cooperação entre o CIDEEFF e o CES visa aprofundar partes essenciais do relatório.

Entrada livre mediante inscrição prévia e sujeita à capacidade da sala:  ideff@fd.ul.pt ou institutoeuropeu@fd.ul.pt