Sílvia Portugal

sp@fe.uc.pt

Nota biográfica

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de protecção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres. Os seus interesses de investigação e pesquisas mais recentes centram-se nas temáticas da deficiência, da doença mental, da cronicidade e do cuidado. Editou Cidadania, Políticas Públicas e Redes Sociais (IUC, 2011); Doença Mental, Instituições e Famílias. Os desafios da desinstitucionalização em Portugal, com Pedro Hespanha et al. (Almedina, 2012); Famílias e Redes Sociais. Ligações Fortes na Produção de Bem-estar (Almedina, 2014); Experiência, Saúde, Cronicidade: um olhar socioantropológico, com Reni Barsaglini e Lucas Melo (FIOCRUZ/IUC, 2021) e A Saúde Reiventada: Novas perspectivas sobre a medicalização da vida, com Tiago Pires Marques (CES/Almedina, 2021).

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Faria, Marina Dias de; Portugal, Sílvia (2023), "Migração, gênero e maternidade: narrativas autobiográficas de mulheres que emigraram do Brasil", ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, 47, 205-222

Capítulo em Livro