Honoris Causa

Universidade de Brasília distingue Boaventura de Sousa Santos

Outubro de 2012

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos vai ser distinguido pela Universidade de Brasília (UnB | Brasil) com o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem da instituição brasileira será feita pela filósofa Marilena Chauí, numa cerimónia que decorre a 29 de outubro, pelas 18h30, no Memorial Darcy Ribeiro/ UnB.

Segundo informações veiculadas pelo sítio oficial da UnB, os motivos da atribuição desta distinção fundamentam-se no facto de ser «uma das maiores autoridades em estudos sobre a democracia, (…) reconhecido mundialmente no meio acadêmico, mas [que] escolheu o Brasil como cenário para compreender as raízes das injustiças econômicas e sociais e debater um novo caminho para mundo. Suas ideias são sempre evocadas em discussões sobre os temas mais sensíveis da atualidade».

«A professora Carmenísia Jacobina Aires, relatora do parecer sobre a proposta de concessão de título, realçou ainda o impacto da sua obra nas universidades ao afirmar que “de modo particular, é mister centrar sua contribuição na UnB, especialmente que um dos temas destacados em sua obra é o conhecimento. Seu pensamento busca reposicionar a universidade no mundo”. Salienta, igualmente, a intervenção de Boaventura de Sousa Santos no seminário internacional que discutiu a reestruturação da UnB em 2009, onde afirmou que “a universidade vai para onde vai o mundo e é por isso que uma boa universidade deve ajudar a mudar o mundo”, ressaltando o papel central da academia na condução de transformações efetivas na sociedade. (…) Boaventura possui pensamento incisivo e acredita em uma reformulação profunda da ordem social e política para mitigar as injustiças.

Já a professora Nair Bicalho, coordenadora do Núcleo para a Paz e Direitos Humanos (NEP) e autora da proposta original da homenagem, aprovada antes no Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, refere que o homenageado, na sua obra, “(…) faz uma tentativa de reinventar o Estado a partir de uma perspectiva multicultural, que respeita a diversidade”», pode ler-se no sítio web.

Ainda no âmbito da cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa Boaventura de Sousa Santos profere a “Aula da Inquietação” no dia 30 de outubro, pelas 10h00, no Teatro de Arena, em Brasília.

Trata-se, assim, de mais um reconhecimento público, por parte de organizações internacionais, do contributo do diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para o conhecimento científico universal. Recorde-se que já este ano Boaventura de Sousa Santos recebeu a distinção “Sócrates”, a mais alta distinção da Faculdade de Direito da Universidad de los Andes (Colômbia) e o grau de Doutor Honoris Causa em Direito pela McGill University (Canadá).

Boaventura de Sousa Santos, Doutorado pela Universidade de Yale (JSD, 1973), é Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick (UK). É Diretor do Centro de Estudos Sociais da UC, onde dirige, igualmente, o Observatório Permanente da Justiça. A sua carreira estende-se por quatro décadas, afirmando-se como um dos cientistas sociais portugueses com maior projeção internacional.

Atualmente, coordena o projeto de investigação “ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”, a desenvolver entre 2011e 2016, financiado pelo European Research Council, e que visa repensar e renovar o conhecimento sócio-científico à luz das epistemologias do Sul, propostas por Boaventura de Sousa Santos, tendo como objetivo desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.