Territórios Europeus numa perspectiva comparada

Período
2003 a 2007
Resumo

Este projecto desenvolve uma pesquisa comparativa em quatro entidades territoriais, duas cidades e duas regiões, em Portugal e França. As cidades são Porto e Nantes, as regiões Poitou-Charentes e Centro. Estes quatro terrenos empíricos constituem a base de uma análise sobre os sistemas de actores que dinamizam, em contexto urbano e regional, a acção pública descentralizada. Em debate estão hipóteses acerca dos modelos de governância territorial nos dois países, especialmente nos quatro casos de estudo.
Nas cidades de Nantes e Porto, a configuração local dos actores é abordada partindo da ilustração fornecida pela construção das grandes infra-estruturas de transporte urbano — nomeadamente, o tramway de Nantes e o Metro do Porto.
Nas regiões, procura determinar-se os modos de constituição e funcionamento dos actores ligados a um hipotético espaço regional de actuação política. Em apreço, interrogações acerca da forma como as oportunidades fornecidas pelas mudanças mais recentes (processos de descentralização e construção europeia, por exemplo) foram, ou não, aproveitadas no sentido da criação de um quadro de acção pública especificamente regional. Os constrangimentos e os estímulos que se colocam à formação duma elite regional com a sua agenda e dinâmica própria de intervenção são o ponto de partida para uma análise mais ampla sobre a governância regional nos dois países. 

Resultados

livros; artigos em revistas nacionais e internacionais; comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais; relatórios; Organização de seminário e conferência

Investigadoras/es
Daniel Francisco
Fernando Ruivo
Palavras-Chave
Europa, elites territoriais, poderes locais, redes de governância territorial
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia