XII Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais

Colliding worlds: Knowledge between research and action

12 de outubro de 2017, 10h00-17h00

Sala 1, CES | Alta

Desde 2005, o CES tem organizado um Ciclo Anual de Conferências, dando a conhecer o trabalho de investigação, nacional e internacional, de jovens cientistas no domínio das ciências sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo com o trabalho produzido noutras instituições, apoiado numa matriz claramente interdisciplinar. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, assim como de outros atores e saberes, dado que têm participado nestes encontros pessoas de outras instituições académicas, de outras áreas académicas e de várias organizações da sociedade civil.

Convidando investigadores/as de várias instituições nacionais com trabalho realizado em áreas científicas muito diversas (Sociologia, Antropologia, História, Economia, Relações Internacionais, Estudos Literários, Ciências da Educação, Direito, Estudos Africanos, Ciência Política e Filosofia) o CES tem, assim, procurado contribuir para a troca de experiências e para a discussão dos resultados das suas investigações. A escolha dos convidados/as para cada ciclo tem por base a relevância do trabalho que estes têm vindo a desenvolver e a sua internacionalização no espaço das ciências sociais e humanas.


Enquadramento
A XII edição dos Jovens Cientistas Sociais adotou um tema únicoColliding worlds: Knowledge between research and action, numa sessão de um dia, envolvendo investigadores e doutorandos/as do CES.

O conhecimento científico, apesar das ruturas epistemológicas que se lhe impõem, não é um conhecimento despojado da subjetividade de quem o produz, das circunstâncias de espaço e tempo em que é produzido. Se isto é verdade para as ciências ditas duras, para as ciências sociais torna-se ainda mais evidente que a perspetiva do investigador resulta de um olhar situado e implicado com visões do mundo e ações sociais. Na XIIª edição dos Jovens Cientistas Sociais pretende-se problematizar a dimensão ética inerente à produção científica de quem está implicado em ações políticas, ativismo social ou simplesmente assume um olhar ideológico sobre a realidade que observa. Consideramos que esta problematização ética sobre investigação que pretendemos fazer é a mais adequada em função das abordagens críticas a alguns dos desafios mais prementes das sociedades contemporâneas desenvolvidas no Centro de Estudos Sociais.


Língua do evento
Uma vez que existem doutoramentos no CES a decorrer exclusivamente em inglês, a XIIª edição dos Jovens Cientistas Sociais deverá decorrer exclusivamente em inglês, de forma a potenciar uma participação mais ativa de todos/as os/as estudantes de programas de doutoramento.


Organização das apresentações
Para além da apresentação pelos/as jovens investigadores/as, haverá um espaço de diálogo e debate com comentadores/as convidados/as


Coordenação científica: Carlos Nolasco e Rafaela Granja


[Atividade a decorre no âmbito da semana de acolhimento dos Programas de Doutoramento CES-UC]