Tiago Vinagre de Castro

Nota biográfica

Tiago Castro é gestor cultural, urbanista e investigador. É licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo e Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro, e tem uma especialização em Gestão e Produção de Espetáculos pela Universidade Lusófona do Porto. Nos últimos 15 anos, tem trabalhado principalmente no setor cultural como produtor, gestor, criador e formador em projetos culturais e artísticos a nível nacional e internacional. Em 2012, cofunda a ONG 4iS Inovação Social, onde desenvolve projetos de transformação urbana através da cultura e da participação, desenvolvimento de redes culturais e fomento de práticas colaborativas e de cocriação. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), tendo integrado a equipa de investigação do projeto «CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais» (2016-2020) e foi consultor do projeto «CREATOUR Azores - Turning the Azores into a Creative Tourism Destination» (2019-2022). Atualmente, é bolseiro de doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas com o projeto de investigação «INTERMEDIA - Os intermediários culturais na regeneração urbana em cidades de pequena dimensão» e é coordenador executivo do Observatório CREATOUR - Cultura e Turismo para o Desenvolvimento Local, do CES-UC.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Duxbury, Nancy; Vinagre de Castro, Tiago (2022), Creative Tourism: Nurturing Creative Self-expression and Social Interactivity, in Dora Agapito, Manuel Alector Ribeiro e Kyle Maurice Woosnam (org.), Handbook on the Tourist Experience: Design, Marketing and Management. Edward Elgar Publishing, 331-349

Capítulo em Livro