Ana Cristina Santos

cristina@ces.uc.pt

Socióloga. Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, é Investigadora no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, e Honorary Research Fellow no Birkbeck Institute for Social Research, Universidade de Londres. Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, sexualidade, movimentos sociais, cidadania e direitos humanos. Coordenou o projeto Intimidade e Deficiência, sobre mulheres deficientizadas, sexualidade e reprodução, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2012 e 2014 (http://www.ces.uc.pt/projectos/intimidade). Recebeu em 2013 o prémio internacional Research Starting Grant do European Research Council (ERC - Conselho Europeu de Investigação) na qualidade de Coordenadora do estudo Citizenship, Care and Choice: The micropolitics of intimacy in Southern Europe (INTIMATE). O projeto internacional INTIMATE decorre entre 2014 e 2019 e inclui temas como conjugalidade lésbica, poliamor, procriação medicamente assistida e a centralidade de relações de amizade entre pessoas transgénero. Foi vice-presidente da Sexuality Research Network da Associação Europeia de Sociologia entre 2012 e 2016 e é Coordenadora do programa de doutoramento internacional Human Rights in Contemporary Societies. É também ativista dos movimentos feminista e LGBT/queer, e sócia-fundadora da Associação não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais. Publicações incluem Cometi um Crime? Representações sobre (i)legalidade do aborto (Afrontamento, 2010), Bound and Unbound: Interdisciplinary Approaches to Genders and Sexualities (Cambridge Scholars Publishing, 2008), Estudos Queer: Identidades, Contextos e Acção Colectiva (Revista Crítica de Ciências Sociais, 76, 2006) e A Lei do Desejo: Direitos Humanos e Minorias Sexuais em Portugal (Afrontamento, 2005). O seu livro mais recente é Social Movements and Sexual Citizenship in Southern Europe (Palgrave Macmillan, 2013).

Hines, Sally; Davy, Zowie; Monro, Surya; Motmans, Joz; Santos, Ana Cristina; Van Der Ros, Janneke (2017), "Introduction to the themed issue: Trans* policy, practice and lived experience within a European context", Critical Social Policy, 026101831773287

Hines, Sally; Santos, Ana Cristina (2017), "Trans* policy, politics and research: The UK and Portugal", Critical Social Policy, 026101831773288

Livro

Roseneil, Sasha; Crowhurst, Isabel; Santos, Ana Cristina; Stoilova, Mariya (orgs.) (2017), Reproducing Citizens: family, state and civil society (paperback). New York and London: Routledge