Ana Cristina Santos

cristina@ces.uc.pt

Socióloga e Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, é Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, sexualidade, corpo, LGBTQI+, movimentos sociais, cidadania e direitos humanos. Vice-presidente da Sexuality Research Network da Associação Europeia de Sociologia entre 2012 e 2016, é Coordenadora do programa de doutoramento internacional Human Rights in Contemporary Societies desde 2013. Após liderar o projeto Intimidade e Deficiência, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2012 e 2014, recebeu em 2013 o prémio internacional Research Starting Grant do European Research Council na qualidade de Coordenadora do estudo INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The micropolitics of intimacy in Southern Europe. O INTIMATE decorre entre 2014 e 2019 e inclui temas como conjugalidade lésbica, poliamor, procriação medicamente assistida e a centralidade de relações de amizade entre pessoas transgénero. É Investigadora Responsável em Portugal pelo projeto internacional CILIA-LGBTQI+ Desigualdades ao longo da vida de pessoas LGBTQI+, financiado pela agência europeia NORFACE entre 2018 e 2021. Publicações significativas incluem Social Movements and Sexual Citizenship in Southern Europe (Palgrave Macmillan, 2013) e Sexualities Research: Critical Interjections, Diverse Methodologies, and Practical Applications (Routledge, 2017, com A. King e I. Crowhurst), assim como o número especial "Trans* Policy and Practice" of Critical Social Policy (2018, vol 38, n.1, com S. Hines, Z. Davy, S. Monro, J. Motmans, e J. Van Der Ros).

Hellesund, Tone; Roseneil, Sasha; Crowhurst, Isabel; Santos, Ana Cristina; Stoilova, Mariya (2019), "Narrating and Relating to Ordinariness. Experiences of Unconventional Intimacies in Contemporary Europe", Ethnologia Scandinavica, 49

Santos, Ana Cristina (2019), "One at a Time: LGBTQ Polyamory and Relational Citizenship in the 21st Century", Sociological Research Online, 136078041987408

Livro

Santos, Ana Cristina; Fontes, Fernando; Sena Martins, Bruno; Santos, Ana Lúcia (orgs.) (2019), Mulheres, Sexualidade e Deficiência: Os interditos da cidadania íntima. Coimbra: Edições Almedina