Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Ana Verônica Rodrigues Silva

No CES entre 9 de maio e 1 de junho de 2019 a convite do POSTRADE, Ana Verônica Rodrigues Silva é doutorada em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Desenvolveu investigação em pós-doutoramento na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP-USP. É revisora ad hoc da Cadernos de Saúde Pública – Fiocruz e da Revista Trabalho, Educação e Saúde-Fiocruz. Atua na área de Saúde Pública/Coletiva com os seguintes temas: políticas públicas de saúde, saúde e direitos; saúde materno-infantil; parto humanizado.

Denise Gastaldo

No CES entre 6 de maio e 6 de junho de 2019 a convite do NECES, Denise Gastaldo é doutorada em Sociologia pela Universidade de Londres. É Professora Associada da Bloomberg Faculty of Nursing and Dalla Lana School of Public Health e Diretora do Centre for Critical Qualitative Health Research da Universidade de Toronto. Tem trabalhado internacionalmente nos últimos 20 anos no desenvolvimento da capacidade de pesquisa em saúde e de abordagens críticas e equitativas na produção de conhecimento transformador na promoção da saúde para todos. A sua pesquisa foca as consequências da desigualdade social na saúde. Explora como os discursos, as relações de poder e as circunstâncias económicas moldam as oportunidades de promoção da saúde.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 18 de julho de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Mário de Faria Carvalho

No CES entre 4 de março e 8 de julho de 2019 a convite do DECIDe, Mário de Faria Carvalho é doutorado em Ciências Sociais pela Université René Descartes - Paris V e Professor Associado Nível I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. É investigador do CEAQ - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, Sensibilidades, Barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Género.

Suvi Keskinen

No CES entre 2 e 31 de maio de 2019 a convite do DECIDe, Suvi Keskinen é doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Tampere. É Professora de Relações Étnicas e Nacionalismo na Swedish School of Social Science, University of Helsinki. As suas atividades ao longa da visita ao CES estarão enquadradas no seu projeto “Postethnic Activism in the Neoliberal Era. Translocal Studies on Political Subjectivities, Alliance-Building and Social Imaginaries”.