Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Alessandra Danielle Carneiro dos Santos Hilário

No CES entre 21 de outubro e 20 de novembro de 2019 a convite do DECIDe, Alessandra Danielle Carneiro dos Santos Hilário é doutorada em Ciências Jurídicas, área de concentração em Direitos Humanos e Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, tendo realizado doutorado "sanduíche" na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal. Atualmente é estatutária - professora Adjunta II, da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Ciências Jurídicas em Santa Rita-PB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito à Cidade, Direito Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, ordem social, previdência social, sistema constitucional tributário e cidades globais multiculturais. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “Governança local transcooperada: Reconfiguração federativa e protagonismo internacional municipal no contexto de cidades globais”.

Cecilia Zsögön

No CES entre 1 de outubro e 18 de novembro de 2019 a convite do POSTRADE, Cecilia Zsögön é doutorada em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires onde é professora e investigadora. Ao longo da sua visita ao CES irá concentrar a sua pesquisa em políticas sociais em regiões de fronteira, com ênfase especial nos direitos das crianças, migração e tráfico para exploração sexual e comercial, assim como as dinâmicas dos mercados de trabalho nas regiões periféricas fronteiriças.

Cristina Larrea Killinger

No CES entre 5 de setembro e 30 de novembro de 2019 a convite do NECES, Cristina Larrea Killinger é doutorada em Geografia e História pela Universitat de Barcelona onde é professora no Departament d'Antropologia Social. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “Ecología de saberes: incertidumbres, peligros y riesgos químicos en salud”.

João Telmo de Oliveira Filho

No CES entre 27 de junho de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do DECIDe, João Telmo de Oliveira Filho é doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação “Cidades participativas: a experiência do Brasil e de Portugal em uma perspectiva comparada”.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 21 de dezembro de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Marília Veríssimo Veronese

No CES entre 12 de agosto e 15 de fevereiro de 2020 a convite do POSTRADE, Marília Veríssimo Veronese é doutorada em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva. Pesquisa principalmente acerca dos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, contemporaneidade e subjetividade. Ao longo da sua visita ao CES levará a cabo o projeto “Economia solidária, políticas culturais e cidadania: Ausências e emergências no encontro da loucura com a arte”.

Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues

No CES entre de 3 de outubro de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do NECES, Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues é doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da sua visita ao CES irá desenvolver o projeto de investigação “Enfrentamento das situações de violência na Atenção Primária”.

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 30 de setembro de 2019 e 30 de julho de 2020 a convite do CCArq, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é líder do grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural (LabeUrbe). Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Raízes portuguesas da arquitetura brasileira na belle époque: estilo, política e construção”.

Vera Cecília Frossard

No CES entre 14 de outubro de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do NECES, Vera Cecília Frossard é doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva por PPGBIOS - ENSP, UFRJ, UERJ, UFF. Tem experiência na área da saúde mental principalmente em sua articulação com a atenção básica à saúde. Faz parte do grupo de orientadores do curso de especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação OSwaldo Cruz (Fiocruz). É membro do comitê de ética na pesquisa da Ensp. Participa de pesquisas na área da promoção à saúde e atua na promoção de tecnologias de cuidado em saúde mental no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Ensp, Fiocruz. Ao longo da sua visita ao CES desenvolve o projeto “Formas de viver em contexto de violência”.

Warley da Costa

No CES entre 25 de setembro e 24 de outubro de 2019 a convite do DECIDe, Warley da Costa é doutorada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta de Didática Especial e Prática de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordena o Cuso de Especialização Práticas e Saberes (CESPEB) Ensino de História. Leciona no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História-PPGEH (PROFHISTÒRIA/RJ). Integra o Laboratório do Núcleo de Estudos de Currículo (La Nec/FE UFRJ e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de História (Lepeh). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de interesse: ensino de História, currículo, cultura, relações étnico-raciais, imagens e livro didático, Políticas de ações afirmativas, Estudantes Universitários de Origem Popular. Ao longo da sua visita ao CES dedicou-se ao projetos “QUE NEGRO É ESSE NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA? NARRATIVAS NO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL E EM PORTUGAL”