Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência, de 1 a 11 meses, no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Irene Vélez-Torres

No CES entre 19 de outubro de 2021 e 15 de junho de 2022 a convite do DECIDe, Irene Vélez-Torres é doutorada em Geografia Política pelo Institute of Geography & Geology da Universidade de Copenhaga. Professora titular na Universidad del Valle, é investigadora ativista dedicada ao estudo crítico e participativo dos conflitos ambientais e agrários na Colômbia, examinando as suas interseções com processos históricos de discriminação étnico-racial e de classe social. Ao longo da sua estadia de investigação no CES levará a cabo o projeto “Sufrimiento ambiental en el contexto del conflicto armado en Colombia”.

Rita de Cássia Santos Freitas

No CES entre 18 de outubro de 2021 e 25 de março de 2022 a convite do DECIDe, Rita Freitas é professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, no Brasil. Nessa instituição, além de dar aulas na licenciatura, é professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. É membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social – REFAPS. É doutorada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou investigação em pós-doutoramento no CES e no ISCTE-IUL. Debruça-se sobre temas como estudos de género, famílias, criança e adolescência, violência, geração, sujeitos sociais e políticas sociais. Atualmente desenvolve projetos na área de Famílias e Política Social, com ênfase na análise da intervenção profissional dos assistentes sociais. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as conceções de família e as principais preocupações e demandas advindas desse campo de atuação dos Assistentes Sociais do Brasil e de Portugal. Ainda na área dos estudos de Família, está envolvida num projeto que tem como objetivo traçar o perfil das famílias dos adolescentes atendidos no DEGASE. Coordena, ainda, um projeto voltado a pensar a história do serviço social de uma perspetiva feminista, resgatando a memória das pioneiras de género no interior da profissão.

Roselane Gomes Bezerra

No CES entre 3 de dezembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022 a convite do CCArq, Roselane Gomes Bezerra é doutorada em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta do Departamento de Estudos Interdisciplinares da Universidade Federal do Ceará, ministra disciplinas no curso de Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas. Desenvolve estudos na área de Sociologia Urbana com ênfase em Processos de Requalificação, Políticas Urbanas e Avaliação de Políticas Públicas. Atualmente participa do Núcleo de Apoio á Gestão Pública/NAGEP pertencente ao Laboratório de Desenvolvimento Regional Sustentável - LEADERS, como coordenadora da área de Estudos Territoriais e é membro da Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas/RESIPP.

Sidney Jard da Silva

No CES entre 1 de setembro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022, Sidney Jard da Silva é Professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de investigação doutoral no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT), fez investigação pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais. É coordenador do grupo de pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3 PAC) e da Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ/CNPq). Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Trabalho, sindicalismo, políticas públicas, reforma previdenciária, processo decisório.