Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Celi Scalon

No CES entre 3 de fevereiro e 20 de agosto de 2020 a convite do POSTRADE, Celi Scalon é doutorada em Sociologia pelo IUPERJ. É Professora Titular da UFRJ, Pesquisadora 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado/Faperj, membro do Executive Committee da ISA (International Sociological Association) e do Board of Directors da Fulbright Brazil. Foi coordenadora da área de Sociologia na CAPES (2014-2018) e presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia-SBS (2009-2011). Na sua carreira profissional foi Visiting Scholar no Nuffield College/Oxford University (2002) e na University of California Los Angeles/UCLA (2012-2013). As suas áreas de pesquisa são: Desigualdades e Estratificação, com foco em classes sociais, renda, políticas públicas e metodologia de pesquisa. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “Classe Média, Renda e Padrões de Vida no Brasil, Portugal e China”.

Elias Nazareno

No CES entre 3 de janeiro e 18 de março de 2020 a convite do DECIDe, Elias Nazareno é doutorado em Sociologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Goiás, do Programa de Pós-graduação em História e do Curso de Educação Intercultural para formação de Professores Indígenas da UFG, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/UFG e coordenador do Grupo de Pesquisa do DGP/CNPq, História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade da UFG. Foi Coordenador e professor titular do Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades ALFA (2005-2007). Professor da Universidade de Brasília no Departamento de História (19961998) e no Instituto de Relações Internacionais- IREL (2004-2005). Tem experiência nas áreas de Etnohistória, História, Sociologia e em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: integração econômica, processos de regionalização econômica, relações internacionais, políticas públicas, cooperação internacional, desenvolvimento regional e local, educação intercultural indígena, história indígena e educação quilombola.

Luciano Simões Silva

No CES entre 2 de janeiro e 31 de março de 2020 a convite do NHUMEP, Luciano Simões Silva é doutorado em Artes Musicais, na área de performance de voz, pela Michigan State University. Professor Associado de Voz na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ao longo da sua visita ao CES irá levar a cabo o projeto de investigação “PreseFADO – A Voz do Fado: preservando um patrimônio cultural intangível”.

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 30 de setembro de 2019 e 30 de julho de 2020 a convite do CCArq, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é líder do grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural (LabeUrbe). Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Raízes portuguesas da arquitetura brasileira na belle époque: estilo, política e construção”.

Pekka Virtanen

No CES entre 3 de fevereiro e 30 de abril de 2020 a convite do CCArq, Pekka Virtanen é doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Tampere. Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade de Jyväskylä, Finlândia, ao longo da sua visita ao CES levará a cabo pesquisa sobre populações que moram dentro ou nas imediações de parques e áreas de proteção, com um enfoque particular no caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês.