Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional, independentemente da duração da mesma.

Diana Bogado

No CES entre 19 de julho e 31 de agosto de 2018 a convite do DECIDe, Diana Bogado é Doutorada em Arquitetura, Mestre em Planejamento Urbano, Especialista em Museologia Social, Arquiteta e Urbanista. Coordena projetos participativos de intervenção urbanística e sociocultural em comunidades e favelas no Rio de Janeiro. É professora universitária de arquitetura e urbanismo e coordenadora de projetos de extensão universitária. É cofundadora e cogestora do museu social da favela Vila Autódromo no Rio de Janeiro. Ao longo da sua estadia no CES desenvolve o plano de trabalho intitulado “O uso da dimensão social da memória como instrumento emancipatório em comunidades em situação de vulnerabilidade sociocultural”.

Haydée Caruso

No CES entre 15 de setembro de 2017 e 31 de julho de 2018 a convite do NHUMEP, Haydée Caruso é Professora Adjunta II do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Foi Coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais na mesma Universidade, no período de 2013 a 2015. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez. É Doutorada (2009) e Mestre (2004) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. É pós-graduada em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (2001) e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atua nas áreas de Sociologia da Violência, Antropologia Urbana, Antropologia do Direito, com ênfase nos seguintes temas: segurança pública, justiça criminal, administração institucional de conflitos, espaço público, formação policial e cultura policial. Foi servidora do Ministério da Justiça onde coordenou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública - RENAESP. É Conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015-2017) e membro fundador da Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil. Integra o Observatório do Crime Organizado para América Latina e Caribe, coordenado pela Fundação Friedrich Ebert. É investigadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança - NEVIS da UnB e investigadora associada do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC) da Universidade Federal Fluminense. Em 2014 recebeu o reconhecimento do UNLIREC- Centro Regional de las Naciones Unidas para la Paz, el Desarme y el Desarrollo en América Latina y el Caribe pela sua contribuição como agente de mudança nos temas de segurança pública e desarmamento no Brasil. Entre 2015 e 2016 Integrou a equipa de especialistas que elaborou a 1ª e 2ª versões do componente de Sociologia da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Básica. Ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto “Interações, Tensões e Conflitos: um estudo sobre a relação entre jovens e policiais numa perspectiva comparada entre Brasil e Portugal”.

Irene Martínez Martín

No CES entre 2 e 31 de julho de 2018 a convite do DECIDe e do NHUMEP, Irene Martínez Martín é doutorada em Educação pela Universidad​ ​Complutense​ ​de​ ​Madrid. AO longo da sua estadia no CES desenvolverá o projeto de investigação intitulado “Epistemologías del Sur y feminismos decoloniales: puntos de encuentro con las pedagogías feministas”.

João Paulo Allain Teixeira

No CES entre 11 de junho e 27 de julho de 2018 a convite do DECIDe, João Paulo Allain Teixeira é Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Teorías Críticas Del Derecho pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha e Licenciado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco, Professor na Universidade Católica de Pernambuco e Professor nas Faculdades Integradas Barros Melo. Avaliador "ad hoc" do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). Membro da Comissão de Qualificação de Eventos para a área Direito da CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa REC - Recife Estudos Constitucionais, no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e do Estado, atuando principalmente nos temas Jurisdição Constitucional, Hermenêutica, Pluralismo e Teoria da Democracia.

Jordi Méndez-Ulrich

No CES entre 1 de junho e 31 de julho de 2018 a convite do POSTRADE, Jordi Méndez-Ulrich é doutorado em Psicología de la Salud y Psicología del Deport pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). É Professor associado do Departamento de Psicología Básica, Evolutiva e de Educación da UAB e do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação da Universidad de Barcelona, assim como professor colaborador da Universitat Oberta de Catalunya. Na UAB é membro do grupo de Investigação em Stress e Saúde da Facultad de Psicología. Na Universitat de Barcelona é membro do Grupo de formação docente e inovação pedagógica (FODIP), e do Grupo de Innovação Docente em Educação Social (NOVEDUSOC) da Facultad de Educación, assim como foi membro entre 2014 e 2016 da comissão reitoral para a Participação, Empregabilidade e Empreendimento Social na qual coordenou múltiplos projetos de escala autónoma, nacional e internacional.

María Isabel Garrido Gómez

No CES entre 28 de junho e 30 de agosto de 2018 a convite do DECIDe, María Isabel Garrido Gómez é Professora Catedrática da Universidad de Alcalá, Espanha. Doutorada em Direito pela Universidad Complutense de Madrid desenvolve, atualmente, investigação nas áreas de teoria e filosofia do Direito, Direitos Humanos e Sociologia do Direito. Ao longo da sua estadia de investigação no CES desenvolverá o projeto intitulado “La protección de los derechos sociales desde un enfoque complejo e interseccional”.