Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência, de 1 a 11 meses, no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Álvaro Hernán Moreno Durán

No CES entre 13 de junho e 13 de julho de 2022, Álvaro Moreno é doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Especialista em Estudos da América Latina no Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris III Sorbonne Nouvelle, é Sociólogo na Universidad Nacional de Colombia. Professor e investigador na Universidad de Santo Tomás, ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o seu projeto de investigação “La hibridez de la legitimidade y el Estado en Colombia”.

Erin Torkelson

No CES entre 1 e 31 de julho de 2022, Erin Torkelson é doutorada em Geografia pela University of California. Professora na Durham University, ao longo da sua visita ao CES irá interagir em particular com o projeto UNPOP e com o Grupo Intertemático de Migrações tendo prevista uma intervenção na CES Summer School “Endangered Theories: Standing by Critical Race Theory in the Age of Ultra-Violence” que decorre entre 18 e 22 de julho de 2022.

Leopold Podlashuc

No CES entre 1 e 31 de julho de 2022, Leopold Podlashuc é doutorado pela University of Technology, Austrália. Historiador social e ativista sul africano, trabalha com movimentos de sem-terra. Ensina teoria e métodos decoloniais na intersecção da Economia Política, História Africana e Sociologia da Precariedade. Ao longo da sua visita ao CES irá interagir em particular com o projeto UNPOP e com o Grupo Intertemático de Migrações tendo prevista uma intervenção na CES Summer School “Endangered Theories: Standing by Critical Race Theory in the Age of Ultra-Violence” que decorre entre 18 e 22 de julho de 2022.

Miguel Ángel López Sáez

No CES entre 30 de maio e 2 de setembro de 2022, Miguel Ángel López Sáez é doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Professor e invetsiagdor na Universidad Rey Juan Carlos, ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o seu projeto de investigação “Approach to psycosocial factors of LGBTBPHOBIA: Exchange of methodological and contextual perspectives with LGTBQI+ children and adolescentes”.

Sérgio Fernando Torres de Freitas

No CES entre 23 de maio e 15 de novembro de 2022, Sérgio Freitas é doutorado em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha com Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal coletiva, avaliação de serviços de saúde, epidemiologia da carie, recursos humanos em saúde.