Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Miguel Leone

No CES entre 03 de setembro de 2020 e 15 de fevereiro de 2021 a convite do DECIDe, Miguel Leone é doutorado em Ciências Sociais pela Universidad Nacional de General Sarmiento-Instituto de Desarrollo Económico y Social. Investigador do Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe, a sua pesquisa aborda a produção de etnicidades e a construção de “outros internos” dos estados-nação, atendendo ao mesmo tempo, as dinâmicas de interseccionalidade (raça, género, classe). Nesse sentido, centra a pesquisa nas relações entre as políticas públicas de orientação étnica e as lutas dos grupos étnicos. Ao mesmo tempo, sob uma abordagem holística, procura observar essas relações considerando a multiplicidade de atores nelas envolvidos (como ONGs, ativistas “externos” e igrejas).