Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Agnaldo Barbosa

No CES entre 1 de outubro de 2018 e 10 de fevereiro de 2019 a convite do POSTRADE, Agnaldo de Sousa Barbosa é livre-docente em Sociologia pela UNESP. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planeamento e Análise de Políticas Públicas (Mestrado Profissional Interdisciplinar) da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus de Franca, instituição onde também é Professor Associado (MS5-1) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Entre 2009 e 2014 coordenou o LabDES - Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade. Desde junho de 2014 coordena o grupo de pesquisa DeMuS - Estudos em Direito e Mudança Social. Em pesquisa possui atuação multidisciplinar, orientando trabalhos de diversas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, da iniciação científica ao pós-doutorado. Em suas publicações destacam-se temas pertinentes à Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia do Direito, Sociologia Política e Políticas Públicas. É assessor ad-hoc da FAPESP. Realizou investigação em pós-doutoramento no âmbito do Programa Jovem Pesquisador da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do qual foi bolseiro entre 2005 e 2007. Ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação intitulado "Análise da mobilização do direito como resposta à precarização do trabalho: um estudo sobre a experiência europeia".

Cristina Rauter

No CES entre 24 de setembro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019 a convite do NECES, Cristina Rauter é professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona na licenciatura e na pós-graduação. Doutorada em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou investigação em pós-doutoramento em Filosofia na UFRJ e na Universidade de Picardie Jules Verne D'Amiens, França. Atualmente conduz investigação referente aos processos de subjetivação contemporâneos numa perspetiva transdisciplinar que tem como base a filosofia de Spinoza. Tem trabalhado sobre a questão das prisões e dos processos de criminalização. Coordena os Núcleos de Pesquisa TRANSCRIM (Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização) e o recém criado TRANSPSIS (Núcleo de Estudos Transdisciplinares Psicologia Spinozista). É autora dos livros "Criminologia e Subjetividade no Brasil" (Revan, 2003), "Clínica do Esquecimento" (EDUFF, 2012) e "O medo do crime no Brasil: controle social e rebelião" (E-papers, 2017). Ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação intitulado "Os Afetos e a Política no Capitalismo Contemporâneo".

José Luis Exeni

No CES entre 5 de outubro e 11 de novembro de 2018 a convite do DECIDe, José Luis Exeni é um investigador social boliviano. Realizou investigação pós-doutoral no Projeto "ALICE - Espelhos estranho, lições inesperadas", coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Nas suas áreas de trabalho destacam-se os temos do Constitucionalismo transformador, interculturalidade e reforma do Estado com especial enfoque no Constitucionalismo plurinacional: Autonomias indígenas e autogoverno na Bolívia. É doutorado em Investigação em Ciência Política pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-México), com especialização em instituições políticas e democracia. É autor de várias publicações sobre Comunicação e política bem como colunista de diversos diários e semanários na Bolívia.