Visiting Researchers Investigadores/as Visitantes

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation. O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Irene Vélez-Torres

No CES entre 19 de outubro de 2021 e 15 de junho de 2022 a convite do DECIDe, Irene Vélez-Torres é doutorada em Geografia Política pelo Institute of Geography & Geology da Universidade de Copenhaga. Professora titular na Universidad del Valle, é investigadora ativista dedicada ao estudo crítico e participativo dos conflitos ambientais e agrários na Colômbia, examinando as suas interseções com processos históricos de discriminação étnico-racial e de classe social. Ao longo da sua estadia de investigação no CES levará a cabo o projeto “Sufrimiento ambiental en el contexto del conflicto armado en Colombia”.

Leonardo Avritzer

No CES entre 1 de setembro e 31 de dezembro de 2021 a convite do DECIDe, Leonardo Avritzer é doutorado em Sociologia Política - New School for Social Research (1993) e fez pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology (1998-1999) e (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi representante de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2011), professor visitante da USP (2004), da Tulane University (2008) e da Universidade de Coimbra (2009). Foi diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (1997-1998) e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2012-2014). É membro do Conselho Consultivo da International Political Science Association (IPSA). É autor dos seguintes livros: Democracy and the public space in Latin America (2002) e A moralidade da democracia (1996) - prêmio melhor livro do ano (ANPOCS), Participatory Institutions in Democratic Brazil (2009), Los Desafios de la Participación en América Latina (2014).

Rita de Cássia Santos Freitas

No CES entre 18 de outubro de 2021 e 25 de março de 2022 a convite do DECIDe, Rita Freitas é professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, no Brasil. Nessa instituição, além de dar aulas na licenciatura, é professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. É membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social – REFAPS. É doutorada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou investigação em pós-doutoramento no CES e no ISCTE-IUL. Debruça-se sobre temas como estudos de género, famílias, criança e adolescência, violência, geração, sujeitos sociais e políticas sociais. Atualmente desenvolve projetos na área de Famílias e Política Social, com ênfase na análise da intervenção profissional dos assistentes sociais. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as conceções de família e as principais preocupações e demandas advindas desse campo de atuação dos Assistentes Sociais do Brasil e de Portugal. Ainda na área dos estudos de Família, está envolvida num projeto que tem como objetivo traçar o perfil das famílias dos adolescentes atendidos no DEGASE. Coordena, ainda, um projeto voltado a pensar a história do serviço social de uma perspetiva feminista, resgatando a memória das pioneiras de género no interior da profissão.

Sidney Jard da Silva

No CES entre 1 de setembro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022, Sidney Jard da Silva é Professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de investigação doutoral no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT), fez investigação pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais. É coordenador do grupo de pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3 PAC) e da Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ/CNPq). Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Trabalho, sindicalismo, políticas públicas, reforma previdenciária, processo decisório.