Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Maria Alice Costa

No CES de 17 de dezembro de 2018 a 15 de março de 2019 a convite do DECIDe, Maria Alice Costa é Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa. Desenvolveu investigação em pós-doutoramento no CES entre 2007 e 2011. É doutorada em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Arte e Comunicação Social (Departamento de Artes) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Tem larga experiência em políticas públicas, governança e democracia como gestora pública e acadêmica, coordenando o Laboratório LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional/CNPq). Atua no campo da Arte como Fotógrafa, pesquisando as ausências e as invisibilidades sociais no espaço urbano, a partir da relação entre Fotografia, Cultura, Comunicação, Sociologia e Filosofia com uma perspectiva transdisciplinar.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 18 de julho de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Mário de Faria Carvalho

No CES entre 4 de março e 8 de julho de 2019 a convite do DECIDe, Mário de Faria Carvalho é doutorado em Ciências Sociais pela Université René Descartes - Paris V e Professor Associado Nível I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. É investigador do CEAQ - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, Sensibilidades, Barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Género.

Pablo Mansilla Quiñones

No CES entre 23 de janeiro e 21 de março de 2018 a convite do DECIDe, Pablo Mansilla Quiñones é geógrafo com especialidade em Geografia Humana, Geografia Social y Ordenamento Territorial. É doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. A sua experiência profissional centra-se na investigação com foco multidisciplinar nas ciências sociais. Publicou diversos artigos, capítulos de livros e livros nos quais indaga, através de metodologias mistas no território desde um ponto de vista socio-cultural. Ao longo da sua estadia no CES irá aprofundar a dimensão espacial da colonialidade construindo um diálogo entre o giro decolonial e o pensamento geográfico.