Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

João Telmo de Oliveira Filho

No CES entre 27 de junho de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do DECIDe, João Telmo de Oliveira Filho é doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação “Cidades participativas: a experiência do Brasil e de Portugal em uma perspectiva comparada”.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 21 de dezembro de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Marília Veríssimo Veronese

No CES entre 12 de agosto e 10 de dezembro de 2019 a convite do POSTRADE, Marília Veríssimo Veronese é doutorada em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva. Pesquisa principalmente acerca dos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, contemporaneidade e subjetividade. Ao longo da sua visita ao CES levará a cabo o projeto “Economia solidária, políticas culturais e cidadania: Ausências e emergências no encontro da loucura com a arte”.