Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência, de 1 a 11 meses, no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Berenice Alves de Melo Bento

No CES entre 1 de agosto de 2022 e 30 de abril de 2023, Berenice Bento é Doutorada em Sociologia pela Universidade de Brasília e fez investigação pós-doutoral na City University of New York/EUA. Além de publicar em periódicos nacionais e internacionais, é autora dos livros “A reinvenção do corpo: gênero e sexualidade na experiência transexual”(Garamond, 2006, 1a. ed./ EdUFRN, 2014, 2a. ed.); “O que é transexualidade “ (Coleção Primeiros Passos/Brasiliense, 2012, 2ª. ed.) e “Homem não tece dor: queixas e perplexidades masculinas” (EdUFRN, 2013); “Estrangeira: uma paraíba em Nova Iorque” (Annablume, 2016); “Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos” (EDUFBA, 2017); “Brasil, ano zero: gênero, violência, Estado”(EDUFBA, 2021) . Realiza pesquisas na interface entre Sociologia e Antropologia, nos temas: decolonialidades, estudos queer, direitos humanos e marcadores sociais da diferença (sexualidade, género, raça/etnia). Foi agraciada em 2011 com o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos. Ao longo da sua visita ao CES irá debruçar-se sobre o projeto intitulado “O ‘ventre livre’ das mulheres escravizadas em Portugal”.

Miguel Ángel López Sáez

No CES entre 30 de maio e 2 de setembro de 2022, Miguel Ángel López Sáez é doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Professor e invetsiagdor na Universidad Rey Juan Carlos, ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o seu projeto de investigação “Approach to psycosocial factors of LGBTBPHOBIA: Exchange of methodological and contextual perspectives with LGTBQI+ children and adolescentes”.

Sérgio Fernando Torres de Freitas

No CES entre 23 de maio e 15 de novembro de 2022, Sérgio Freitas é doutorado em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha com Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal coletiva, avaliação de serviços de saúde, epidemiologia da carie, recursos humanos em saúde.