Curso de Formação Avançada

Na Ponta da Língua: Histórias, Memórias e Inovação na Emigração

Karen Worcman (Diretora do Museu da Pessoa)

25 de julho de 2018, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Enquadramento

Neste curso serão apresentados os fatores que constituem o Museu da pessoa sob a perspectiva de uma tecnologia Social.

Serão discutidos:
1. o conceito de tecnologia social
2. o conceito de museu virtual e colaborativo
3. o método do Museu da Pessoa para formar professores, lideranças comunitárias e sociais e organizações para construírem suas próprias comunidades de memoria

Neste contexto, a trajetória do Museu da pessoa assim como a análise de alguns casos (a comunidade digital e o território) serão descritos para que, junto com os alunos, aprofundemos o conceito de impacto sócio cultural das histórias de vida para a formação de uma sociedade.

Público alvo: Doutorandos nas áreas de ciências sociais e humanidades e profissionais interessados os projetos de investigação do núcleo de pesquisa.

Valor da Inscrição: 30 euros

 

Nota biográfica

Karen Worcman - Historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós graduação em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa Interdisciplinar de pós- graduação Diversitas – Humanidades, Direitos e outras legitimidades (USP -Universidade de São Paulo).

Fundadora e diretora- presidente do Instituto Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) desde 1991. Lider Avina (2007-2099) e fellow Ashoka desde 1999 (www.ashoka.org.br), tendo sido membro do Global Fellowship Team da Ashoka entre 2004 e 2008, com foco em estratégias de ampliação do impacto social . Atualmente é do Conselho do Center For Digital Storytelling (http://storycenter.org) e atua como Storytelling collector do projeto Wellbeing.

Foi editora e co- editora de várias publicações tais como Historia Falada: memória, rede e mudança social (2006), Tecnologia Social de Memória (2009), Transformações Amazônicas (2010) , Todo Mundo tem uma História para contar (2012), Quase Canções (2017) e Social Memory Tecnhology: Theory, Practice, Action (em parceria com Joanne Garde-Hansen –Warrick University - Routledge Publications house - 2016).

O Museu da Pessoa é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – fundado em 1991 em São Paulo com o objetivo de registrar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Considerado um dos primeiro museus virtuais do mundo, conta hoje com um acervo de cerca de 17 mil histórias de vida e mais de 60 mil fotos e documentos digitalizados, que revelam a s experiências de brasileiros e brasileiras dos dos séculos XX e XXI. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa sistematizou sua metodologia de trabalho e desenvolveu uma tecnologia social de memória já aplicada em escolas públicas, comunidades e instituições dentro e fora do Brasil. Nos últimos 25 anos, o Museu da Pessoa inspirou uma rede internacional de memória e realizou cerca de 260 projetos de memória que resultaram em centros de memória institucionais (Vale, Petrobras, Votorantim, BNDES e cerca de 70 publicações.