4. Desigualdades, diferenças, inclusões e exclusões


4.1 – 17 Set, sexta-feira, 16.15-17.45h – ESEC: sala 15 (1º andar)
Moderadora:
Virgínia Ferreira (CES/FEUC)

Desigualdades entre mulheres: um elemento-chave do sistema socio-económico português (ver texto)
Lina Coelho (FEUC)

Mulheres nas polícias ostensivas brasileiras: inserção e políticas de acção afirmativa
Márcia Esteves de Calazans (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

As políticas de género em contextos de trabalho, de formação e de educação escolar: para uma redefinição de justiça social (ver texto)
Custódia Rocha (Universidade do Minho)

A educação dos indivíduos como tarefa prioritária de todas as sociedades: reflexões a partir do Relatório Mundial sobre Educação para Todos 2003/04
Cristina Maria Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

Encontrando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola luterana (ver texto)
Claudete Beise Ulrich (Escola Superior de Teologia, São Leopoldo)

O diálogo social e a igualdade
Maria Odete Filipe (CGTP-Intersindical)

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4.2 – 17 Set, sexta-feira, 14.30-16.00h – ESEC: sala 15 (1º andar)

Moderadora: Conceição Osório (Universidade Eduardo Mondlane, Maputo)

Elites discriminadas da democracia local. Representação política das mulheres nas autarquias da Grande Lisboa
Albertina Jordão

A integração europeia e a igualdade entre os sexos: como medir a ‘consciência feminista’ e o seu impacto na participação política
Michael A. Baum (Center for Portuguese Cultural Studies, Universidade de Massachusetts em Dartmouth), Regina Rendas-Baum (Center of Statistical Science, Universidade de Brown)

Memória da militância: a participação feminina contra a ditadura no Brasil e em Portugal
Ingrid Nascimento (Universidade Federal do Espírito Santo)

Transformações psicossociais entre mulheres – conquista de direitos e construção de cidadania (ver texto)
Betânia Diniz Gonçalves (PUC – Minas Gerais)

O auto-silenciamento e as relações de poder na intimidade: apontamentos para o ‘empowerment’ das mulheres
Sofia Neves e Conceição Nogueira (Universidade do Minho)

As mulheres e a ditadura militar no Brasil (ver texto)
Ana Maria Colling (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

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4.3 – 16 Set, quinta-feira, 14.30-16.00h – FEUC: sala 3.1

Moderador: Ana Cristina Santos (CES)

As masculinidades e os discursos de violência
Carlos Barbosa e Conceição Nogueira (Universidade do Minho)

Homens de classe: masculinidade e posições sociais (ver texto)
António Manuel Marques (Instituto Politécnico de Setúbal), Lígia Amâncio (ISCTE, Lisboa)

Masculinidade, sexualidade e HIV/SIDA em Moçambique: a desconstrução do masculino (ver texto)
Manuel Macia, Patrício V. Langa (Universidade Eduardo Mondlane, Maputo)

Na escuta dos discursos sobre as sexualidades: desafiando para novos sentidos de cidadanias (ver texto)
Carmo Marques e Conceição Nogueira (Universidade do Minho)

Género e os nós da formação profissional
Sandra Lourenço (UNICENTRO/Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná)

Avanços e continuidades no uso do conceito de género no tema transversal/orientação sexual” (ver texto)
Erlinda Cristiane Maria da Silva, Laura Moutinho (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

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Poemas de Liliana Vasques e Rita Grácio


4.4 – 16 Set, quinta-feira, 18.00-19.30h – FEUC: anfiteatro 2.1

Moderador: Jorge Malheiros (Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa)

Estereótipos sociais e assimetria simbólica: três estudos com jovens angolanos e portugueses (ver texto)
Rosa Cabecinhas (Universidade do Minho), Lígia Amâncio (ISCTE, Lisboa)

Educação, cultura e novas subjectividades nos movimentos indígenas no Brasil
Rogério Cunha Campos (Universidade Federal Minas Gerais/ Universitat de Barcelona)

Direito à diferença e direitos humanos
António Pedro Dores (ISCTE, Lisboa)

Da escravidão à exclusão: a constituição da sub-cidadania no Brasil (ver texto)
Juliana Bublitz (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Exclusão social segundo a perspectiva biossocial
André Luís Ribeiro Ferreira (Universidade Federal de Mato Grosso)

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4.5 – 16 Set, quinta-feira, 18.00-19.30h – FEUC: sala 2.2

Moderador: João Luís Pimentel Vaz (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra)

A percepção do tempo no deficiente visual (ver texto)
Crisálida Gonçalves (Escola Superior Jean Piaget, Vila Nova de Gaia)

Pessoas portadoras de deficiências: formas de organização e políticas públicas (ver texto)
Terezinha Moreira Lima, Maria Jacinta da Silva, Selma Maria Muniz Marques da Silva (Universidade Federal do Maranhão)

Assistência e inclusão social das pessoas portadoras de deficiência: a complexidade da questão (ver texto)
Luciene da Silva Oliveira, Márcia Emília Rodrigues Neves (SEPACOPS/ Universidade Federal da Paraíba), Cleonice Lopes Nogueira (Universidade Federal da Paraíba)

A inserção das pessoas portadoras de deficiência no PLANOFOR: a qualificação profissional enquanto instrumento de inclusão social (ver texto)
Sandra Magda Araújo de Almeida, Márcia Emília Rodrigues Neves (SEPACOPS), Bernardete de Lourdes Figueiredo de Almeida (Universidade Federal da Paraíba)

O processo de inclusão e os deficientes visuais: um estudo nas escolas de ensino regular João Pessoa, Paraíba
Francisco de Assis Azevedo dos Santos, Eduardo Gomes Onofre (Universidade Federal da Paraíba)

A construção de práticas de ensino para uma pedagogia de inclusão
Maria Aparecida Leite Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

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4.6 – 16 Set, quinta-feira, 18.00-19.30h – ESEC: sala 13 (1º andar)

Moderador: João Pedroso (CES/FEUC)

A localização das desigualdades e diferenças pelos jovens: um estudo de caso (ver texto)
Jaileila de Araújo Menezes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Adolescentes autores de ato infracional no sul do Brasil e as tentativas de inclusão social (ver texto)
Marli Palma Souza e Regina Célia Mioto (Universidade Federal de Santa Catarina)

A exclusão social travestida de inclusão social: análise dos processos grupais de aducadores e adolescentes em situação de risco pessoal e social (ver texto)
Soráia Georgina Ferreira de Paiva Cruz, Juliana Uesono, Daniele Moreno Passos, Paula Ione da Costa Quinterno Fiochi, Danilo Lima Tebaldi, Marina Bevilacqua Alves de Lima, Sara Gobbo, Camila Ramos Pereira, Julliana Polastrini, Roberta Grangel da Silva, Elizandra Prates de Oliveira (UNESP – Universidade Estadual Paulista – Assis)

Maternidade na adolescência: forma de inclusão e/ou exclusão social (ver texto)
Filomena Gerardo (CERLIS, Paris V, Sorbonne)

Dilemas da cidadania: a questão juvenil e perspectivas de inclusão
Eliana Monteiro Moreira e Tereza Correia de Nóbrega Queiroz (Universidade Federal da Paraíba)

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4.7 – 18 Set, sábado, 11.15-12.45h – FEUC: sala 1.3

Moderadora: Sílvia Portugal (CES/FEUC)

Reconfiguração do conceito de velhice (ver texto)
Maria Ester Vaz (CEMRI/ Universidade Aberta, Lisboa), Luísa Ferreira da Silva (Universidade Aberta, Lisboa)

Família e geração: o envelhecimento em pauta
Débora Campos de Paula (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

A superação das desigualdades na velhice – mais uma questão social no século XXI (ver texto)
Benedita Cabral (Universidade Federal de Campina Grande)

Envelhecimento e discriminação social: alguns dados nacionais
José Ferreira-Alves (Universidade do Minho), Rosa Novo (Universidade de Lisboa)

Terceiro setor, saúde, envelhecimento e atividade física no Brasil: uma análise crítica sobre o projecto “FELIZIDADE” (ver texto)
Bruno Assis de Oliveira, Edson Marcelo Húngaro, José luís Solazzi (Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul – IMES)

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4.8 – 17 Set, sexta-feira, 16.15-17.45h – FEUC: sala 1.2

Moderador: José Coelho e Silva (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra)

Desigualdades, atitudes sociais e educação
Fernando Tavares Júnior (IUPERJ/ Universidade Cândido Mendes)

Discriminação racial, social e cultural (ver texto)
Diana Ramos de Oliveira (Universitat del País Vasco)

Desigualdades de oportunidades educacionais no Brasil: uma análise de sexo e raça
Vítor Miranda (Universidade Federal de Minas Gerais)

Implicações do exame nacional do ensino médio enquanto fator democratizador do acesso dos alunos oriundos das classes populares às universidades públicas e gratuitas do Estado de São Paulo
Jesse Pereira Felipe (PUC – São Paulo)

A viabilidade das políticas públicas de educação inclusiva no Brasil
Anna Santiago (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)

As vicissitudes das entrevistas em populações socialmente vulneráveis
Tânia Costa, Cláudia Ribeiro, Daniela Figueiredo, Margarida Cerqueira, Susana Pires, Liliana Sousa (Universidade de Aveiro)

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