Ciclo Cinema e Memória

Memória e Revolução: Ciclo de Cinema

29 de junho a 21 de julho de 2011

Casa do Brasil (Rua Luz Soriano, 42) , Lisboa

Paula Godinho – Antropóloga. Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Antropologia da FCSH/UNL. Coordenadora da linha de investigação Práticas da Cultura, no âmbito do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, tem desenvolvido estudos no âmbito dos movimentos sociais, resistência, usos da memória, estrema esquerda, mudança social rural, desruralização e re-ruralização.

António Loja Neves – Nasceu na Madeira. Jornalista do Expresso. Tem desenvolvido actividades em torno do cinema, como divulgador, programador e crítico. Realizou alguns filmes na área do documentário. Organizou ciclos e festivais no Brasil, em Portugal, em Moçambique, em Cabo Verde, em Timor-Leste, na Irlanda, em França e na Galiza. Foi fundador da revista Cinearma, e chefe de redacção da Cinema em Português. Fez parte da redacção do semanário África e de revistas como Cinema e Camões, entre outras, portuguesas e estrangeiras, onde colaborou mais esporadicamente. Participou na fundação da Federação Portuguesa de Cineclubes e também da AporDoc - Associação Portuguesa pelo Documentário. Pertence aos corpos gerentes da Associação Portuguesa de Realizadores.

Sérgio Tréfaut – Nasceu em 1965 em São Paulo, Brasil, filho de uma francesa e de um português, este exilado. Mestrado em Filosofia pela Soprbonne. A primeira profissão foi a de jornalista. É realizador e produtor de cinema. Tem desenvolvido vários projectos enquanto comissário de exposições de perfil histórico e no meio teatral. É um dos mais renomados documentaristas portugueses, com uma vasta filmografia, onde destacamos Outro País (2000), Fleurette (2002), Lisboetas (2004) e A Cidade dos Mortos (2009). Foi dirigente da AporDoc - Associação Portuguesa pelo Documentário e director do festival DocLisboa, tendo sido o grande responsável pelo seu impacto nacional e internacional.

José António Bandeirinha – Arquitecto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Professor associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação intitulada «O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974». Tomando como referência central a arquitectura e a organização do espaço, tem vindo a dedicar-se ao estudo de diversos temas — cidade, teatro, cultura. É investigador do Centro de Estudos Sociais. É Director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.