Seminário

Leituras em preto e branco: etnia e género em Paulina Chiziane e Nadine Gordimer

Sílvio Renato Jorge (Universidade Federal Fluminense)

4 de junho de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Neste seminário, a partir de uma perspectiva ancorada na teoria crítica e nos estudos pós-coloniais, pretendo discutir a problematização dos conceitos de etnia e gênero (gender) na forma como se evidenciam na escrita literária da romancista moçambicana Paulina Chiziane e da sul-africana Nadine Gordimer. Os pontos de partida são o romance O alegre canto da perdiz e o livro de contos Beethoven era 1/16 negro e outros contos, o que não impedirá a referência a outras obras das duas escritoras. O que se ensaia discutir é a permanência, nas sociedades dos dois países que representam, de traços sócio-culturais significativos tanto da experiência colonial quanto de períodos marcados pelo autoritarismo - como o do apartheid, na África do Sul - e o esforço presente na literatura por elas produzida para propiciar um espaço autônomo e inovador de discussão política.

Nota biográfica

Sílvio Renato Jorge é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e desenvolveu estágios de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (2003) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense onde atua como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com enfâse em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colonialismo, fronteiras e deslocamentos culturais, identidade cultural, memória. É autor de dezenas de artigos publicados em revistas internacionais assim como de vários capítulos em livros. Entre os livros publicados sob a sua autoria destacam-se os seguintes títulos: Jorge, Sílvio Renato, Ribeiro, Margarida Calafate (2011) (org.), Literaturas Insulares: leituras e escritas de Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe. Porto: Afrontamento. Secco, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro, Salgado, Maria Teresa, Jorge, Sílvio Renato (2010) (org.), Pensando África: literatura, cultura, arte e ensino. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional. Secco, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro, Salgado, Maria Teresa, Jorge, Sílvio Renato (2010) (org.), África, escritas literárias: Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Rio de Janeiro, Luanda: Editora UFRJ, União dos Escritores Angolanos.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)