Seminário

Cooperação Educacional Internacional, colonialidade e emancipação: o caso do Brasil e a formação de professores em Timor-Leste

Irlan von Linsingen

Suzani Cassiani

22 de abril de 2015, 16h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário tem o objetivo de fazer uma apresentação e discussão inicial de dois projetos de pós-doutoramento que se iniciaram em fevereiro de 2015, no CES. O tema é sobre um acordo de cooperação internacional que o Brasil mantém com o Timor-Leste. Seu objetivo é a formação de professores e ensino de língua portuguesa e ocorre desde 2005, através de um programa intitulado “Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa” (PQLP), gerido e financiado pela CAPES com a coordenação acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina. Este programa prevê a permanência de 50 professores brasileiros, todos os anos, para contribuir na formação de professores em Timor. 

Esse seminário avaliará o PQLP, coordenação pelos pesquisadores desde  2009,  focalizando os limites e possibilidades encontradas, bem como alguns processos de aproximação dessa parceria no campo da educação, incluindo a científica e tecnológica. Nesse cenário, a meta é refletir sobre essa experiência, tanto baseados em reflexões sobre a colonialidade do saber/poder referentes às atuações por parte dos cooperantes brasileiros envolvidos no processo, provocações de superações desses olhares, quanto os processos de contribuição para implantação e consolidação da paz pela educação. Como esta apresentação sugere, este tema relaciona-se intimamente com questões referentes à internacionalização da universidade brasileira, incluindo aquelas relacionadas aos programas de cooperação sul-sul, e sobre as possibilidades de repensar esta cooperação.


Título do Projeto: Ciência e educação científica em sociedade pós-conflito: o caso de Timor-Leste > por Suzani Cassiani

Sabemos como a educação é importante para todos países, mas para o Timor em especial, chega a ser vital para a consolidação dessa democracia.  Nesse contexto, pretendo aprofundar o impacto dessas missões brasileiras na consolidação da paz, tendo como base duas questões: Como o trabalho desenvolvido pela missão brasileira contribui com os professores da escola básica timorense?  Quais os desafios para os timorenses, que ciência ensinar em Timor-Leste? Essas duas questões têm a ver com as pesquisas que tenho desenvolvido no Brasil, especificamente às relacionadas ao funcionamento da linguagem, tomando como base a Análise de Discurso Francesa e o aprofundamento de reflexões sobre as relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Encontramos ressonância nos estudos do Centro de Estudos Sociais, principalmente referente ao Projeto “Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor Leste e a contribuição de Portugal” (Maria Raquel Freire & Duarte, 2013), além de estabelecermos alguma interlocução com o Peace and Conflict Studies Center, coordenado pelo professor Antero Silva da Universidade Nacional de Timor Leste. Com esse projeto de pesquisa, pretendemos desenvolver um estudo para entender o funcionamento do PQLP e seu impacto numa sociedade pós conflito, para que possamos produzir conhecimentos para futuras cooperações.


Título do Projeto: Estudos sociais da ciência e da tecnologia na educação científica e tecnológica: colonialidade e emancipação em relações de cooperação Sul-Sul > por Irlan von Linsingen

 No âmbito do programa de cooperação educacional Brasil/Timor-Leste - PQLP, proponho aprofundar questões relacionadas aos desafios postos aos cooperantes brasileiros sobre educar e formar professores das áreas científica e tecnológica. Adoto como questão norteadora: como o trabalho desenvolvido pela cooperação educacional brasileira pode contribuir para a formação de professores universitários timorenses em perspectiva emancipatória? O objetivo geral é desenvolver um estudo sistemático sobre o impacto do PQLP para a consolidação da paz e emancipação timorenses. É também objetivo dessa pesquisa ampliar a compreensão do funcionamento desse programa de cooperação e, em geral, de propostas educacionais emancipatórias, a partir dos Estudos CTS latino-americanos, em articulação com abordagens relacionadas às epistemologias do sul e estudos de colonialidade do saber/poder, considerando visões assistencialistas que podem afetar o trabalho dos cooperantes brasileiros ligados ao ensino de ciências (naturais e sociais) e engenharias. É de interesse também tratar, por pertinência, a temática das tecnologias para inclusão social, ou conceitualmente Tecnologia Social, em países em situação de fragilidade social e econômica, buscando analisar as possíveis influências do trabalho da cooperação brasileira no desenvolvimento e consolidação de políticas públicas de ciência e tecnologia, e suas possíveis contribuições ao processo de desenvolvimento timorense.

 

Notas biográficas

Suzani Cassiani - Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP, Campinas, Brasil. É professora associada no Departamento de Metodologia de Ensino -  Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Atua na área de Pesquisa em Educação em Ciências, com ênfase na análise do discurso francesa e estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), tendo como foco os seguintes temas: formação de professores e prática pedagógica, educação CTS latino-americana, funcionamento da linguagem na educação formal e não formal. É líder do Grupo de Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (http://dicite.paginas.ufsc.br/). É uma das coordenadoras acadêmicas do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa de Timor-Leste, projeto de cooperação internacional gerenciado pela CAPES. Atualmente, realiza pós doutoramento (estágio sênior) financiado pela CAPES, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (coordenação de Raquel Freire).
http://lattes.cnpq.br/7824434944793277


Irlan von Linsingen - Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC) e Doutorado (2002) em Educação em Ciências - UFSC. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica do CTC (teoria do conhecimento para engenharia e sistemas hidráulicos e pneumáticos) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (mestrado e doutorado), nas linhas de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação e Linguagens e Ensino, com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação tecnológica, educação CTS, aspectos da linguagem na educação científica e tecnológica, articulações entre Estudos CTS, Educação CTS e Tecnologias Sociais latino-americanos. É membro dos Conselhos consultivos da Associação Latino Americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR). É líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE. Participa da Coordenação Acadêmica do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa - PQLP no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. Atuou como Diretor Acadêmico para implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina no Médio Vale do Itajaí. Atualmente realiza pós-doutoramento (estágio sênior) financiado pela CAPES no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (coordenação de Maria Paula Meneses).
http://lattes.cnpq.br/3956639419875315
 


Atividade no âmbito no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)