Religiões, Identidades e Cidadania

Joaquim Carvalho (Universidade de Coimbra)

22 de março de 2011, 11h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo

O papel da religião na construção de identidades sociais e individuais parece ser uma constante inegável ao longo da História. De igual modo, a interacção entre religião, Igreja e Estado na definição de vários tipos de cidadania pode ser encontrada em situações muito diversas, desde a Antiguidade até aos Estados contemporâneos. Os estudiosos da religião, têm vindo a tentar, desde Durkheim, definir a origem desta relação e têm proposto, de formas diferentes, que a religião é uma componente essencial dos mecanismos de formação identitária que actuam nas sociedades humanas. De certa forma, deveria haver sempre algum tipo de elementos religiosos envolvido na definição da especificidade das comunidades humanas. No nosso mundo contemporâneo, estas questões adquiriram uma crescente relevância e os debates mais recentes sobre a definição da identidade europeia e das suas fronteiras não conseguirem evitar trazer à luz a dimensão religiosa para justificar os argumentos divergentes. Nesta apresentação, examinaremos a investigação realizada no âmbito do projecto CLIOHRES-net (“Creating Links and Innovative Overviews for a New History Research Agenda for the Citizens of a Growing Europe”) com especial ênfase na interacção entre religião, cidadania e identidades de modo a compreender melhor os contextos históricos e conceptuais específicos em que esta ocorre. Encontramos um grande número de análises detalhadas e fundamentadas sobre esta questão, abrangendo uma vasta gama de contextos e perspectivas de estudos geográficos e cronológicos, desde explorações ao micro-nível a sínteses de nível nacional. Os resultados obtidos confirmam a intensa interacção entre religião, identidade social, construção da nação e estruturas de poder. Além disso, os resultados detalhados e diversos do CLIOHRES.net demonstram que a interacção é sempre moldada pela confluência de uma multiplicidade de outros factores sociais e que a religião é uma das muitas variáveis presentes nos processos através dos quais os seres humanos constroem os seus ambientes sociais.

Nota biográfica

Joaquim Carvalho é Professor no Departamento de História, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra. Tem trabalhos publicados sobre as relações entre Religião, Moral e Estrutura Social na Idade Moderna. Os seus outros interesses incluem a auto-organização em processos históricos. Liderou um Grupo de Trabalho sobre Religião e Filosofia na Rede de Excelência CLIOHRES.net no 6º PQ, tendo editado três volumes sobre Religião na Europa nesse contexto.

Comentadora: Stefania Barca

Organização: Núcleo de Estudos sobre Democracia,Cidadania e Direito  e Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz.