Oficina de Ecologia e Sociedade

A Insustentável Leveza do Alumínio: impactos socioambientais da inserção do Brasil no mercado mundial de alumínio primário

Alen Henriques (Doutorando em Saúde Pública - ENSP/Fiocruz)

27 de janeiro de 2012, 11h00

Sala 6, CES-Coimbra

Resumo

O presente encontro de leitura da Oficina de Ecologia e Sociedade visa debater um artigo onde se procura discutir a produção de alumínio no Brasil, que nos últimos anos vem se transformando em mais uma importante commodity metálica para manter positiva a balança comercial nacional, e seus impactos socioambientais e à saúde pública.
Os impactos da cadeia produtiva do alumínio colocam em xeque a ideia de crescimento sustentável difundido pelos grupos empresariais que atuam no setor. O artigo defende a tese de que a inserção do Brasil no mercado global do alumínio faz parte de uma nova configuração da Divisão Internacional do Trabalho – DIT, cujas atividades econômicas poluentes e altamente dependentes de energia, como o caso do alumínio vêm se deslocando para nações periféricas ou emergentes, onde muitas vezes as legislações são menos austeras, do mesmo modo, como são menos influentes os movimentos ambientalistas e as reivindicações das populações atingidas nos territórios afetados em seus direitos à saúde, ao ambiente saudável e à cultura. A competitividade desta commodity é garantida no mercado internacional, a partir da produção de externalidades não contabilizadas, como os danos ao ambiente relacionados ao desmatamento, a emissões de gases do efeito estufa e de cenários de injustiça ambiental, como também nos empreendimentos de construção de barragens hidroelétricas que expõem comunidades tradicionais a situações que envolvem a perca de seus territórios.

Nota biográfica

Alen Batista Henriques é doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/Fiocruz. Licenciado em Geografia e História, possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob o título O rastro da bauxita: mineração, justiça ambiental e saúde na Zona da Mata de Minas Gerais, seu trabalho de doutoramento, propõe uma investigação sobre os impactos socioambientais resultantes da recente inserção do Brasil no mercado mundial de alumínio.

Os encontros de leitura crítica consistem na discussão coletiva de um texto. Para participar na sessão é necessária a sua leitura prévia. Para recebê-lo em pdf basta enviar o pedido para sbarca@ces.uc.pt

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)