O retorno do rural? novas abordagens sobre agricultura, turismo e ecologia

16 de janeiro de 2014, 09h30

Sala 8, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário reúne contribuições sobre o tema da ruralidade abordado em diferentes perspetivas teórico-metodológicas: da sociologia rural, da história ambiental, da economia política e da ecologia política. As experiências associativas, de cooperação e de inovação agrícola, e o turismo de campo constituem os enfoques das apresentações. Os/as autores/as põem em discussão a separação campo/cidade, olhando para os processos de 'nova ruralidade'  que tem caraterizado políticas públicas, processos de mercado, mudanças culturais e movimentos sociais nas últimas décadas, em Portugal e na América Latina.

9h30 | Abertura  por Stefania Barca (CES)
9h45 | Gilmar Arruda (Universidade Estadual de Londrina-UEL), “Natureza, tempos livres, turismo e história ambiental”
10h15 | Cristiane Lisita (CES), “Turismo rural e agricultura familiar: simbiose possível”

10h45 | Pausa